sábado, 16 de outubro de 2010

Horário de Verão

Pra uns, motivo de alegria, pra outros, um inferno. Eis que chegamos no nosso 37º ano convivendo com essa mudança de hábitos que diverge a opinião de tantas pessoas. Todo ano a gente ouve falar que o pedido pra exterminação do horário de verão da vida dos brasileiros já está na Assembleia. Same old blablabla. O mais engraçado é ouvir, das mesmas pessoas, todo ano, "nossa, dessa vez foi quase. Ano que vem certeza que a gente não entra nessa". Aí que tá. O Horário de Verão tem toda uma logística complexa. É todo um estudo industrial que abrange horas, consumo e frequência. Os Estados que não beneficiariam o País na economia de energia, não participam. Não há cogitação de mudança. Não mais. E essa logística que é recriminada e banalizada pela maioria da população por BURRICE e ignorância. Tem gente que ainda pensa que o Horário de verão foi feito pra população de um modo geral. "Ai, num sei pra que que serve isso si agente acorda mais cedo e tem que liga as luz daqui di casa tudo". ANIMAL BURRO, tira um pouco sua prepotência, amigo, e pensa comigo. Você realmente acha que uma hora na sua casa vai ter relevância energética pro País? Nem a sua, nem do seu vizinho, nem da familia toda. O Horário de verão tem o foco voltado pras grandes empresas. Aquelas que têm horário comercial e comportam centenas de computadores, luzes, geradores ou até manutenção agroindustrial diária. Esses sim têm relevância  horário e o consumo de energia. E são, basicamente, esses o ponto alvo pra que consigamos economizar míseros 4% de energia que fazem toda a diferença.

Mais uma vez eu repito: faço parte do grupo minoritário. Eu gosto de Horário de Verão. O tal de acordar e ainda estar escuro, presenciar o nascer do Sol todo dia, sentir aquele frio prevalecendo ainda, ver as luzes acesas se desligando aos poucos... é uma perspectiva que só temos uma vez por ano e que vale total a pena. Sem contar que chegar em casa com o ambiente claro dá uma disposição extra pra fazer coisas, antes, não tinhamos tempo - ou disposição -, como pegar um cinema ou ir à academia.

Lembrem-se: hoje, à meia-noite, adiantem seus relógios em 1 hora. E se divirtam. =)

4 Comentários:

CarolMoreno disse...

Eu, realmente, não ligo a mínima pro horário de verão, tambem gosto do "tal de acordar e ainda estar escuro, presenciar o nascer do Sol todo dia, sentir aquele frio prevalecendo ainda, ver as luzes acesas se desligando aos poucos..."

Zé Abrão disse...

a madrugada do meu sábado teve uma hora a menos. Não gostei dessa budega u.u

juliana disse...

eu odeio quando o povo fala esse treco de dormir menos --' eu AMO o horário de verão, por exatamente esses motivos que vc falou! amo! *-*

Naisa Nayane disse...

Eu também faço parte do grupo minoritário, confesso que já critiquei várias vezes, mas é muito bom ! De certa forma você aproveita mais o dia, sim ! Além de todas as coisas que você citou.
Só é ruim para os estados que não tem, tudo chega 'atrasado ou adiantado', mas acostuma looogo.
Por mim, podia ser 10 meses desse jeito ;)

Postar um comentário