quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Brasília x Goiânia

Essa postagem é de cunho PESSOAL.



Ponte JK, Brasília, DF
Brasília só tem gente feia. Costumo falar que quando JK fundou a cidade, ele gritou pra multidão mais
próxima e mandou um "GALERA FEIA, EI VOCE AI DEMONIO, CHEGA MAIS" e hoje todo mundo procriou e virou aquilo que você provavelmente não consegue entender. Costumam falar que Goiás é terra de gente bonita, mas só fui acreditar depois que voltei de Brasília. Ô raça que adora andar de nariz empinado. Goianos são mega envocados com os tais candangos por causa disso. Em micaretas e afins, é possível ouvir "EI GATA, SOU CANDANGO, VAI UMA CERVA?" pra pegar mulher como se o simples fato deles serem de onde são fosse um surpreendente argumento pra alguma coisa. Aquele tipo de gente triangular que precisa tirar a camiseta pra fazer sentido a mesada que ganham dos papais e gastam na academia, e aquele também que usam a potência do carro como auto-medidor de testosterona. Sabe aqueles que fazem palhaçada no transito só pra chamar atenção (de qualquer pessoa que não tenha cérebro)? Então. As mulheres candangas? Mais mal-comidas que nunca. Garotas que não sorriem pra nada, leem 2 livros por semana e se acham o último biscoito do pacote por isso. Saem pra livraria mais próxima pra chiar sobre o governo e fazer reflexões existencialistas que não levam a lugar nenhum.


Monumento da Praça do Chafariz, Goiânia, Goiás
Goianos, por sua vez, têm aquela superficialidade estampada na cara. Aquela cabeça fechada e 100% voltada ao sertanejo e derivados (camionetes e bares com músicas de corno). Homem que medem a masculinidade pela resitência do fígado. Aqueles que o único assunto pendente é a próxima festa que vai ter "um bando de muié". Mulheres cheias de beleza e vazias de conteúdo. Aquelas que sorriem de qualquer coisa que qualquer retardado diga, sabe? Intitulada como Terra da Beleza, a única parte crítica das garotas é pra avaliar se você tá mais bonita que ela ou não. Ou seja, vira aquela disputa imbecil de quem sobressai melhor. Dai vemos o resultado: nego vai de salto pra padaria. De maquiagem pro shopping. E "ai" de você se usar havaiana pra sair de casa. Elas caem matando MESMO. Te julgam e te olham como se tu fosse um alienígena.

Brasília é cidade pra trabalho. Goiânia, cidade pra viver. Goianos reclamam muito da distância entre dois pontos (quaisquer) na capital federal. Acham um absurdo demorar mais de 15 minutos pra chegar em qualquer lugar. Já os candangos gostam de reclamar da falta de organização das ruas goianienses. Realmente não fazem sentido nenhum. Goianienses não acostumam com o fato da maioria dos lugares em Brasília fecharem às 2 da manhã. Brasilienses se acham melhores por não puxarem o "r", mas acham super normal falarem igual a baianos. Brasília tem arquitetura, tem história, mas goianos gostam de lembrar que tem corrupção e que provavelmente você ou sua familia, em algum momento de suas vidas, já devem ter roubado. É tanta briguinha por nada. Tanta picuinha. Porém tanta diferença em uma distância de um pouco mais de 200 quilometros.

Eu sou goianiense, mas às vezes eu considero Brasilia mais minha cidade que Goiânia. Talvez por me identificar mais ou me sentir mais em casa. Sempre ouvi que com Brasília é 8 ou 80. Ou ama ou odeia. Sou parte do grupo minoritário: eu amo. Muitos falam: Brasília é boa pra trabalhar. Goiânia pra viver. Talvez seja verdade. Os candangos podem até ser mais frios ou metidos, mas eles têm motivos pra isso. Incomparavelmente é um pessoal com muito mais preocupação com cultura, política e sociedade em geral. E antes que os goianos caiam matando eu admito que Goiânia provem de um lazer que não existe em nenhum lugar que já fui. Mas eu digo: O que faz Goiânia ter lazer e essa fama de receptiva são as pessoas. E aí que entramos onde eu disse: elas são ótimas, mas burras. That's all.

39 Comentários:

Gabriel Rezende Mota disse...

Não sou de Goiânia nem de Brasília. Sôlindo.
Mas Gyn é minha cidade agora, né?
Nem sei nada de Brasília. Mas MOOOOORRO de vontade de conhecer porque, né? AHAHAHAH!

Nathália Bariani disse...

HAIUHEIUAHEIUAHE, concordo com muita coisa, mas discordo de muitas outras. Goiana nata, passei só treze dos meus dezessete - quase dezoito - anos em brasília, então eu posso falar com autoridade de lá. Adooooooro Brasília. Mas Ô LUGAR PRA TER GENTE FEIA, isso é fato.

Contudo, porém, todavia e entretanto,discordo que eles tenham muito mais preocupação com a cultura, política e sociedade em geral. Eles têm muito mais acesso. O que não implica que sejam mais antenados com isso.

O melhor de Goiânia são as pessoas: FATO. Goiânia tem cara de gente. De aconchego, de lazer. E não tem só gente burra. As menininhas daqui que vão na balada pegar o primeiro agroboy com um carrão são as mesmas de brasília que saem pras boates caras - como tudo em bsb - de gente intelectualizada pra pegar o primeiro playboy bombadinho sem camisa.

É a mesma coisa. (:

As duas tem pontos bons e ruins. Eu conheço pessoas fantásticas em Brasília. E ainda prefiro Goiânia. E conheço pessoas inteligentíssimas em Goiânia, que põem no chinelo toda massa metida a intelectual de Brasília. Saca, aquelas menininhas que leem dois livros por semana e simplesmente repetem o que está escrito neles, sem fazer nenhuma análise própria sobre isso.

Pra mim a inteligência tá muito mais na produção do conhecimento do que na reprodução dele. Então (:

José Abrão disse...

e o pior é que é por aí mesmo. Gostei Pedro, geralmente você é todo grilado nas suas postagens, mas essa ficou de boa e ficou legal. Eu concordo.

Letícia L. disse...

Eu me considero goianiense e candanga, parte da minha família mora em Brasília, então praticamente todos os meus fds, feriados e tudo mais, são em BSB.

Eu sou apaixonada em Bsb desde pequena, e concordo com você, a diferença entre os goianienses e os candangos é por aí mesmo. Bom texto (:

Nathália disse...

Melhor de goiânia são as feiras! E os hotéis. Fora isso, não sei.. E em Brasília, sinceramente? Lazer é zero. Mas em questão de emprego e renda, é um dos melhores lugares a se viver.

Anônimo disse...

"Brasiliense" é diferente de "candango"!!

Naisa Nayane disse...

Tenho família em bsb mas só vou de mil em mil anos para lá, e geralmente aos mesmos lugares, casa da família, shopping e lago, porque como o Tio Pedro disse, demorar mais de 15 minutos para chegar em um lugar é um absurdo ! Goiania eu sempre ia quando criança, meus tios moravam lá, parques conhecia todos ! Mas vieram para Anápolis, agora só vou ao shopping.
' E "ai" de você se usar havaiana pra sair de casa. Elas caem matando MESMO. Te julgam e te olham como se tu fosse um alienígena.' me lembro de quando resolvi ir para a escola de havaiana, por pura preguiça, me olharam torto, mas depois até se acostumaram e hoje até vejo muita gente indo para escola assim, e havaianas é chique, todo mundo usa ! haha ;)

Eu prefiro gyn, sempre quis morar aí, tem tudo ! (:

Evelyn Rocha (@evelycious1) disse...

Me indentifiquei com seu texto!Vivi quase toda a minha vida em Goiânia,e sempre me senti um pouco deslocada,talvez por que eu goste mais de água tônica com néctar de fruta (brasiliense adora) do que de "cachaça",ou por detestar duplas sertanejas e pagar um pau pro capital inicial...O engraçado é que sempre que piso em Brasília me sinto mais á vontade pra fingir que sou culta e discutir sobre a bolsa de valores usando argumentos que eu ouvi na rua rsrs...Meu pai mora em Brasília e é carioca,vive enchendoo meu saco pelo meu R puxado e meu jeito arrastado de conversar...Acontece que Goiânia é minha casa e Brasília é meu lar!

João Alexandre " Candango" disse...

eu sou brasiliense...soh na facomb que sou conhecido como "Candango" hehe, concordo com muito do que vc disse, mas sei tbm que existem varias faces de Brasília. Só acho valido acrescentar que Brasília quase não tem brasilienses, a maioria das pessoas (principalmente os políticos) vem de fora...é algo a se pensar =P
eu amo minha cidade e não mudo isso, mas me mudei pra goiania e gosto muito daqui também, talvez pq eu morei em bsb minha vida toda senti vontade de sair um pouco, mas sei que no final das contas eu quero ficar la, quando for mais velho. o texto ficou bem legal mesmo =]

Anônimo disse...

babaca, aqui ninguém fala que nem baiano não. E outra, Brasília já melhorou muito em aspecto de beleza, tanto feminina quanto masculina. Gente feia só se vc estiver se referindo às pessoas que não tem recurso para se arrumarem melhor e que não moram em Brasília, mas nas regiões administrativas do Distrito Federal. Mas é claro que um texto tão infeliz só possa ter saído da mente de um goiano troll e burro q nem vc.

Anônimo disse...

É interessante sua linha de raciocínio...seria ainda mais se você não fosse tão arrogante!
Por que as vezes ainda leio o blog? Bem, é que gosto de conhecer maneiras de ver a vida diferentes da minha, gosto de comparar com o que acredito e nisso acabo aprendendo e reafirmando mais em mim o que gosto e o que não gosto, e o blog também tem uma linha legal de humor(as vezes).
É,vc tem razão em partes sobre os goianos e os candangos,mas, ainda acho que intitular o povo da sua terra de burro é meio insano demais,já que vivendo nela você acaba se incluindo na 'massaroba' também!... Mas,fazer o que né?Opinião é opinião!
Abç!

Anônimo disse...

Nossa, olha Pedro eu te conheço, e voce tem um ego muito alto. Mas deixa eu te falar uma coisa que nao vai te agradar: esse texto ficou péssimo. Tá, voce quis dar aquele seu humor exagerado de sempre, generalizaçao(o que muitas vezes é bem divertido, eu mesma faço isso sempre)...mas nesse caso pegou muito mal. Eu sou goiana, adoro goiania e adoro brasilia. Eu nao gosto de sertanejo, muito menos de sair pras micaretas, e derivados. Mas é claro que eu conheço muita gente que curte sim essas coisas, mas nao é porque elas gostam de algo diferente do que eu, ou vao em diferentes lugares, preferem outros filmes, música, que elas serao burras ou sem conteúdo. Eu saio com meus amigos, de todos os tipos,e cara...se voce tentasse talvez ser menos arrogante e conversar realmente com essas pessoas antes de julgá-las, talvez voce mudasse sua opiniao.
E eu sei que é realmente cliche falar assim, mas eu realmente acho que ha um grande passo entre a imagem e o real. Lembre-se que nao somos personagens maniqueístas.
sucesso, :*

Evy Bernardes disse...

Caraca,eu gostei do texto!
Concordo com quase tudo,mas como tá escrito lá em cima "texto de cunho pessoal",já tá de boa.Mas como eu queria deixar minha opinião - porque o que a galera gosta é de falaaaar e falar o que acha disso e daquilo,oh,super inmportante sua opinião,coleguinha - enfim,achei muito massa,adoro criticar Goiânia,foi mal
Pra mim, o texto mandou bem!

Juliana Ferreira disse...

adorei o texto pedro! da até vontade de conhecer Goiânia e Brasília!
"E"ai" de você se usar havaiana pra sair de casa. Elas caem matando MESMO."
meu deus que exigentes!
aqui em Santos-sp havianas é essencial!
UHAUHAHAUHUHAUHAUH.

Anônimo disse...

Tudo intriga da oposição :)
Pera lá. Uma cidade não pode ser resumida apenas pela população que 'sobressai'. Vc pode ter tentado ajudar dando algumas 'informações' sobre Brasília ou Goiânia porém, vc bem sabe que sua 'análise' superficial está bem longe de definir o que tem e o que são Brasília e Goiânia.
Mas, parabéns pela tentativa :)

Anônimo disse...

goiano burro??

que tipo de burrice é essa?? a inteligencia não é só ler 2 livros por semana, repetir o que leu, falar de politica, etc... ser inteligente é também saber lidar com as pessoas, saber criar na sua cidade um centro de lazer (afinal, vc mora lá), saber trabalhar e crescer.

sou goiano, saí de goias há 8 anos pra estudar em sp e na minha opiniao o goiano é esperto, seja homem ou mulher. as goianas são deusas, simplismente deusas.

sobre brasilia, acho que é uma mistura de tudo, ainda com personalidade a definir, muito influenciada pelo poder financeiro vindo do desvio dos nosso impostos.

Anônimo disse...

Bando de povo feio do caralho, esse centro-oeste é uma merda, só tem índio e gente feia!! Só o Sul que presta!!

RHONALDO PEREIRA disse...

Gostei demais desse texto. Vi que algumas pessoas apelaram, não sabem ouvir críticas. Você moderou os dois lados. Conheço as duas cidades, em BSB você é capaz de atravessar a cidade a pé sem ninguém falar com você, ou te oferecer um panfleto de tão estranhos que são. Em GYN o que estressa é o transito e o excesso de carros, pra ir na padaria a duas quadras o povo vai de carro. E detalhe vai gostar de som alto na China. Amo as duas cidades que pra mim tem tudo pra tomar a hegemonia economica e cultura de São Paulo e Rio de Janeiro no futuro já saturadas no desenvolvimento.

Anônimo disse...

Excelente postagem, concordo em tudo que você disse e assino embaixo!!!!

thiaguinho disse...

Prefiro Brasília, ultimamente está vendo uma grande variedade de entrenimento na cidade, o lazer está aparecendo, e Brasília possui a melhor qualidade de vida do país ( http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ranking-aponta-brasilia-como-a-melhor-cidade-brasileira-em-qualidade-de-vida ), na questão do clima, GYN é mais quente e mais seca que Brasília

Anônimo disse...

Idiota mora tão perto e não conheçe brasília 2 da mnhão tudo fecha vai nas quadras comerciais que tu acha muita coisa aberta goiania não sou muito fã não.Brasília tem vários shoppings muto mais que goiania,e bares para visitar na madrugada o lazer é ótimo.
Brasília é apontada como a melhor cidade do brasil em qualquer ranking e o transito em goiania e 1000 vezes pior por falta de vias expressas e por ter o maior numero de carros por habitantes do país,sem contar o inferno dos sinaleiros que não acaba mais em goiania.

Anônimo disse...

Brasilia foi uma das 4 cidades brasileiras indicadas para as 7 mais bonitas do mundo e lidera o ranking brasileiro.
Goiania nada,nada e mais nada além dessas feiras,sou mas shopping.

Anônimo disse...

Goiania só tem bicho burro mesmo coitados não vão chegar no nosso IDH tão cedo

Unknown disse...

É facil falar que bsb não tem lazer se a pessoa não vai nele eu poderia falar o mesmo de Gyn,Bsb tem dicersos tipos de lazer.
Bsb terá copa das confederações ecopa do mundo.
O brasiliense tem mais senso crítico da própia cidade do que qualquer um no país mas o goiano não tem senso crítico algum,acha que tá tudo bom só que não mas mesmo ruim eles acham bom.
Simplificando prefiro Bsb tem muita diversidade de culturas e é a melhor cidade pra se viver entre as capitais brasileiras.

Guxa disse...

Brasilia: melhores salarios, custo de vida alto, tudo longe, rota de varios shows internacionais, voos diarios para europa e EUA, clima bom(um pouco seco), transito livre salvo horario de pico, nao acho que o povo seja feio. Tem gente do brasil todo, inclusive muito goiano.
Goiânia: as goianas sao muito lindas. Sub empregos, aeroporto lixo que so vai pra bsb e sp. Transporte publico é um cocô. Transito ruim. Show sertanejo. Sotaque odioso.Comida boa.CALOR!!!

Anônimo disse...

vai goiania

Anônimo disse...

atletico goiano goias vila nova e goiania são melhores que brasiliense sobrandinho gama e brasilia. campeonato goiano melhor que o candangão

Anônimo disse...

vai atletico goiano

Anônimo disse...

goiania tem mais gatas do que brasilia. brasilia so tem gente feia

Unknown disse...

Esses últimos comentários goianos demonstram a bosta que é Goiânia...

Anônimo disse...

Cara, Goiania é uma cidade de defeitos e qualidades como todas outras, e você julgar tá sendo muito infantil, e sim tem pessoas que estragam a cidade mais não são todas, e sobre questão de "mulheres" tem sim mulheres oferecidas, mais entenda uma coisa, em todas cidades tem meu caro amigo e isso não é motivo para fazer um texto falando mal de goiania!

Anônimo disse...

Em relação a gente feia em Brasília é só olhar os últimos misters Brasil, ou Brasília ganhou ou ficou entre os três primeiros.Em relação a lazer Brasília tem um lago no centro da cidade com vários pontos de acesso como por exemplo a Ermita Dom Bosco, temos a quarta maior frota náutica do Brasil,a Universidade de Brasília dá de 10 x 0 na do Goiás, em relação ao turismo nem se fala né Brasília dá uma lavada em Goiânia,ou seja o que podemos concluir é que Goiânia não está nem no nível de ser comparada com Brasília.

Anônimo disse...

GRANDE DISCUSSÃO !!! ... Brasilia X Goiânia .. se tirar a "Capital Federal" do DF, não sobra nada ... só um bando de candangos metidos a besta, e que não é porcaria nenhuma ... prá começar pensam que são os intelectuais, tendo uma UNB já ultrapassada, e viva a roubalheira que impera em BSB ... o pessoal feio e de uma ignorância do tamanho da capital federal ... VIVA A APARÊNCIA BRASILIA ...

Unknown disse...

Vc é retardada apenas está julgando ás pessoas pela sua primeira impressão o povo Brasiliense e os Goianos são um povo generoso seu argumento é podre falho alem de ser é direcionado á minoria!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bom, já tenho uma vida formada, família....filhos.
Morei em Brasília por 30 anos...Me mudei faz poucos anos pra Goiânia (que eu já conhecia a mt tempo).
Brasília é bom, porém...Pra quem conhece profundamente a cidade...Sabe o tanto que é violento, caro, com pessoas extremamente frias e desconfiadas, muitas pessoas arrogantes,metidas, orgulhosas..O transito é horrível, os lugares causam tédio...além de serem muito longe!É muito longe mesmo. As pessoas n tem paciência pra nada, qualquer coisa tira a arma e mata que parece que esta tudo resolvido.Estou falando pq eu realmente sei, já vi, morei em área considerada nobre e sinceramente Brasília é lindo de se ver, mas de se morar...A longo prazo te causa muita tristeza!!!!!Continuo indo pra lá as vezes, visitar alguns familiares.
Goiânia é infinitamente melhor pra se morar, extremamente tranquilo...Se vc esbarrar em alguém na rua, não vão querer cair na porrada com vc...Como os play do DF.
Brasília é ótimo para quem quer fazer um pé de meia...Ganha-se muito bem!!!! Atualmente alguns empregos privados ganham mais do que um serviço público.
Goiânia é perfeito para se morar, quem gosta de tranquilidade, é maravilhoso...E acredite, não gosto de sertanejo, pelo contrario...Sempre ouvi rock, hard rock, heavy metal...Alguns clássicos por assim dizer. =)

Unknown disse...

Gente Brasília tem gente feia, mas é melhor ser feio e ter educação,ter estudo,ter inteligência.Nunca vi povo mais mal educado e ignorante daqules caipira que quer ser alguma coisa sem ter bem estudo é Goiânia.O povo do Goiânia se torna feio pela má educação. Quer comprovar?Simples anda de onibus uma vez mas vida em Goiânia nem em São Paulo q a população é bem maior ha tanta na educação.Ou simplesmente no trânsito horroroso e apertado..

Unknown disse...

Gente Brasília tem gente feia, mas é melhor ser feio e ter educação,ter estudo,ter inteligência.Nunca vi povo mais mal educado e ignorante daqules caipira que quer ser alguma coisa sem ter bem estudo é Goiânia.O povo do Goiânia se torna feio pela má educação. Quer comprovar?Simples anda de onibus uma vez mas vida em Goiânia nem em São Paulo q a população é bem maior ha tanta na educação.Ou simplesmente no trânsito horroroso e apertado..

Anônimo disse...

Um mocorongo ali falou que Brasília é a melhor capital pra se viver..hahaha
Esse é o povo "inteligente e culto" de BSB. Pesquisa ai: Florianópolis é a melhor capital pra se viver e Maringá é a melhor cidade grande para se morar. Sobre a polêmica, estou há 2 anos em BSB e detesto, só passei por Goiânia e achei mil vezes melhor que esse deserto aqui...ah, povo de renda alta é só o do plano (10% de Brasília), o resto é feio, pior indice de distribuição de renda do país, maior favela da América Latina (Sol Nascente), maior lixão a ceu aberto do Brasil, 30% das áreas sao invasões, enfim...

Anônimo disse...

Goiânia fim carreira povo sem educação

Postar um comentário