quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia das Bruxas!

Cara, vocês já devem estar cansados de eu vir aqui e falar sobre uma data comemorativa do nosso calendário judaico-cristão, né? Mas a culpa é minha desses dias bonitos sempre caírem quando eu vou postar meus textos? Então vocês já sabem sobre o que eu vou falar, né? SIM, GAROTADA! VAMOS FALAR DO HALLOWEEN!
A origem do Halloween é de povos europeus que comemoravam um dia pros mortos, onde eles dariam um rolé pela terra dos vivos e tals. Aí a Igreja Católica tinha um feriado chamado "Dia de todos os santos" que era numa data nada a ver, transferiu a data pro começo de novembro e isso tudo somando ao fato de que um cara foi queimado lá na Inglaterra porque ele ia explodir o parlamento (quem aí já viu V de Vingança?) e que nos anos seguintes todo mundo saía mascarado em homenagem ao cara que morreu. Junta tudo isso, coloca num Liquidificador Insano de Datas, coloca um pouco de tempero estadunidense e temos o que conhecemos aqui no Brasil como Dia das Bruxas. Que na real não tem nada a ver com bruxa. Em alguma das explicações que eu te dei eu falei de bruxa? Não, né? Pois é. As bruxas devem ter entrado nessa festa louca lá na Idade Média onde colocavam bruxas em tudo que não era ditado por Jesus.
O esquema é que lá nos Estados Unidos (que foi onde teve essa mistureba toda, com todos os imigrantes chegando com suas influências) a parada é louca e intensa. As casas são decoradas com os temas da data (abóboras, bruxas, fantasminhas, áboboras... bruxas), as criancinhas se fantasiam e saem pelas ruas aloprando as casas, ordenando que sejam-lhes dado doces ou se não eles vão explodir aquela porra toda. Os jovens, claro, também fazem suas festas com muito alcohol e fantasias curtas pras garotas e maneiras pros garotos. E isso, cara, mexe tanto na economia como o... sei lá, NATAL. Ok, nem é, mas o tanto de fantasia e doce que vende-se nessa época torna esse um dos feriados mais lucrativos do ano.
O Halloween é uma das festas mais erradas aqui no Brasil, é mais ou menos a idéia de que tem neve em nossas árvores de natal. A gente não teve influência de nenhum daqueles povos fundadores do Halloween e pra gente tudo não passa de mais um motivo pra festejar como todos os feriados do ano! Brasileiro é tão errado que se o dia 31 de outubro não cai no fim de semana, comemora no feriado do dia 2 de novembro, Dia dos Mortos, onde as famílias vão lá visitar seus parentes mortos e você tá de ressaca por ter bebido demais naquela festa ontem a noite. E as fantasias? Se você não tá disposto a pagar uma grana boa, você vai ter que se contentar com as máscaras de vampiro/fantasma/diabo que encontramos por aqui, ou aquele vestidinho de bruxa/vampira/diaba que na verdade é o mesmo vestido mal costurado e cheio de lantejoulas. Enquanto isso, nossos filhos se divertem incomodando os vizinhos do condomínio pra pedir doces. Ninguém tem doce. Ninguém tá te esperando. Se conforme. E o que explica aquelas abóboras de plástico com uma lâmpada dentro? Nosso Dia das Bruxas é uma versão paraguaia da festa americana.
Não acho que o Dia das Bruxas deva ser banido do nosso calendário, afinal, é mais um motivo pra gente se vestir esquisito (ou pelo menos justificar porque eu me visto esquisito), ir pra festas maneiras e farrear, afinal, eu sou brasileiro e a gente deturpa as coisas mesmo e foda-se. E vocês? Como vocês comemoram o dia das Bruxas? =D

15 Comentários:

CarolMoreno disse...

A unica coisa que presta nessa data é que todo lugar ta passando filme de terror legal, e eu me junto com meus primos pra assistir \o

Pedro Ascar disse...

"ou pelo menos justificar porque eu me visto esquisito)" pensei mesma coisa. HAHAH
então, estava em NY praticamente na semana do Halloween e a parada lá é realmente insana. A galera decora as casas INTEIRAS com aboboras, gantasmas, umas coisinhas que simulam teia de aranha, e não é só na porta não! Eles compras coisas demoníacas pra casa inteira ao ponto de voce surtar quando vai na casa de alguém e simplesmente tem uma Samara do lado de dentro do vidro olhando pra você. Lá realmente tem a tradição e é de fato bem divertido. Aqui? haha... bruxa who?

Ana Carolina disse...

Nem sabia que dia era isso. HAHAHAHAHA
Nunca fui numa festa de dias das bruxas não, mas já fui em algumas que tinham umas pessoas estranhas que eu disse: Chente, não sabia que era pra vir de fantasia. =/
hahahahaha
sou escrota (=

Tipos, deve ser bem melhor em NY.
Nem pros filmes de terror eu ligo, afinal no dia seguinte vai continuar passando mesmo.

Gostei Toscano.
Beijão.
@CarolinaMourao

N, disse...

'é mais um motivo pra gente se vestir esquisito (ou pelo menos justificar porque eu me visto esquisito ' UHAHUAHUHA ADOREI !!
no EUA deve ser bem mais divertido.. com aqueles pirralhinhos colocando fantasias(? seria fantasia ?) monstruosas e pedindo doces.. aqui; é mais carnaval

Gabriel Rezende Mota disse...

"é mais ou menos a idéia de que tem neve em nossas árvores de natal."
Né?

"na verdade é o mesmo vestido mal costurado e cheio de lantejoulas."
Né de novo?

Sei lá. Nunca vi graça em 31/10. Talvez por ser aniversário da minha cidade natal (Mineiros, em Goiás ae!) e aí a única festa que tem é show de sertanejo e queima de fogos na beira do lago.
Sei lá. Esse feriado tinha que ser dia 2 mesmo, que é beeeem mais assustador que dia da bruxas. Porque, o que dizer de um feriado que se chama "Finados?"

Bu.

Gabi Venancio disse...

na verdade o Brasil quer mesmo mais um motivo pra ter feriado ¬¬ Brasil nao muda! eu nunca comemorei o "DIA DAS BRUXAS" [qe nao tem bruxa porra nenhuma] , mais aos que comemoram, bora la , parabens, se sintam americanos [aquelas].


Gabby V.

José Abrão disse...

Halloween é dia de ir pra casa de alguém, álcool, Doritos, meninos e meninas e maratona de filmes trash.

Luan Roger disse...

Realmente, o "dia das bruxas" pra mim é aquela frasesinha que tem lá na agenda embaixo do dia 31 de outubro!
Ah, talvez eu me lembre que ele exista quando alguém na TV fala ou eu vejo abóboras na internet, mesmo assim não fico tão animado...Mas irá ainda chegar o dia em que vou me empanturrar de bombom, alcaçuz e aqueles pirulitos em forma de bengala vermelho e branco!

Taciane B. disse...

Ahh, eu comemorava o Halloween, quando mais nova...eu tinha uma turma na minha rua e a gente achava que tava nos EUA mesmo e ainda ficava brava e jogava farinha nas casa do povo que num queria dar doce!
Dava muito rolo, porque o pessoal queria chamar a polícia e realmente ninguém tinha doce, mas davam o que tinham,refrigerante, bolacha, balinhas. Em síntese, a gente acabava parecendo mendigo, mas rendia e era divertido. =D

Anônimo disse...

Eu comemorava mesmo só quando eu era mais nova, sempre fazia festinhas com muitos doces...saudades dos tempos que saia na rua pra pedir doces pros vizinhos :( ah, aprontar com o papel higienico também *-*
Hoje nao tem mais isso, o maximo é fazer uma festinha do meu aniversário com decoração de Halloween, por ser proximo :)

Mariana ♪ disse...

Eu tava procurando uma festa de Halloween para ir, mas como quase ninguém se importa com o halloween aqui no Brasil, não achei nenhuma UHSAUHSAU. Eu adoro o Halloween americano e queria ir numa daquelas festas bem porraloucas.. mas como querer não é poder né D: Pedir doce no Brasil .. só dia 27 de setembro no dia de São Cosme e Damião ¬' E eu passei da fase de pedir doce já USAHSUHAUS Muito bom o post :D

Anônimo disse...

Nunca vi data festiva mais inútil no Brasil.
Já que falam que brasileiro adora um feriado, eu pelo menos, nunca deixei de ter aula e nunca vi minha mãe sem trabalhar por causa do Dia das Bruxas.

INÚTIL!

Beto disse...

Dia 31 de outubro é dia do aniversário de Mineiros-GO, então a única comemoração que agente ve é festa da cidade (com direito a bandinhas, desfile e tudo mais).

Festa de Halloween mesmo só nas escolas de inglês. hehehe

Abraço!

Cibola disse...

paspeokasopekasopk

caaara, muito bom esse humor seu, quase morro dessas piadinhas estupidas. :D
saudae do ensino medio amigo. :*

Irregulares disse...

Concordo com o Beto,"só nas escolas de ingles",tinha até desenho de um corpo com umas facadas no chão lá no meu ingles, e o povo foi realmente fantasiado... TRELA... inutil!
Morri de rir do seu texto e as piadinhas!
Abraços,Ana

Postar um comentário