Venho por meio desta expressar minha indignação quanto ao prêmio manipulado da globo do multishow. Estamos falando da 16ª edição do Prêmio Multishow da Música Brasileira (ou só Prêmio Multishow 2009). Sim, como se não bastasse esse excesso de patriotismo vindo do VMB, a multishow também prestigia somente a música nacional. Esse ano, com a inusitada e humorada presença da eterna Vani, Fernanda Torres, apresentando a premiação ficamos sabendo dos vangloriados do ano no ramo musical. A começar justamente pela participação da apresentadora. Fernanda Torres parecia nada à vontade, pelo contrário, parecia cego em tiroteio. Tava tão perdida que era notável que estava sempre consultando o TelePrompter, e sim, chegou ao nível de perguntar pro diretor o que ela deveria fazer porque, pelo que pareceu, ela parou de receber as informações através de seu sinal enorme escondido em seu ouvido. Não sou consultor de moda, mas aquele vestido tava visivelmente três números menores que o que ela realmente veste, o que é bem difícil já que ela seria ideal como modelo pra propaganda contra a anorexia.
Vou organizar a análise em categorias, assim como foi o programa. Mentira, o prêmio é dividido em 11 categorias, mas eu não vou gastar minhas energias com todos porque o post ficaria maior ainda. Vou fazer os mais relevantes, ou indignantes, whatever. Começando por:
MELHOR CANTOR (Indicados: Seu Jorge, Samuel Rosa, Marcelo D2, Rogério Flausino e Lenine): Seu Jorge
Posso arriscar a dizer que foi a melhor escolha que aconteceu em toda a premiação. Mas também né, galera, não é muito difícil ganhar quando se concorre com Samuel Rosa e Rogério Flausino, né? Jorge Mário da Silva (ou Seu Jorge, pros íntimos) mandou bem com seu último CD "America Brasil". Saiu da tendência mpb/samba e foi pro pop-sambado, se é que me entendem, e deu muito certo. Hits bastante conhecidos como por exemplo "Mina do condomínio" e "Burguesinha" enfestaram boates e também a programação de qualquer rádio jovem.
MELHOR CANTORA (Indicadas: Marisa Monte, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Roberta Sá e Ana Carolina): Marisa Monte
MELHOR DVD (Indicados: 62 Mil Horas Até Aqui - NXZero, Multishow ao Vivo - Ana Carolina, Paralamas e Titãs: Juntos e ao Vivo, Infinito ao Meu Redor - Marisa Monte e Multishow ao Vivo - Capital Inicial): Infinito ao Meu Redor - Marisa Monte
Botei essas duas categorias juntas por, obviamente, terem a mesma vencedora. Mas agora eu vos pergunto, grandes leitores, fomos justos? Quero deixar claro que sou um grande fã da Marisa Monte, grande apreciador de seu melhor CD (em minha humilde opinião) "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor", mas dizer que ela merece vencer o quesito "melhor DVD"? Alguém viu o DVD dela? Tem algo mais simplório que aquilo? Como a multishow ainda tinha coragem de divulgar seu DVD a música guloseima "Não É Proibido" dela? E agora eu pergunto, alguém viu o DVD da Ana Carolina? Se não sabem, eu falo. Eu sou um grande fã da Ana, mas não defendo por isso. Ela poderia ter feito o DVD mais porco que eu continuaria admirando seu trabalho, mas, sinceramente, aquele DVD ficou altamente bem produzido. Não vou falar mais pra não estragar, mas eu indico. Que caia o boi bandido na minha cabeça se você não gostar. (mentira Tião, mentira...)
MELHOR INSTRUMENTISTA (Indicados: Gee Rocha - NXZero, Gigi - Ivete Sangalo, Christiaan Oyens - El Niño, Martin Mendonça - Pitty e Débora Teicher - Scracho): Débora Teicher - Scracho
Scracho who? Bem, não teria nada pra falar se não fosse a apresentação do Fresno, NXZero e Strike que vi no final. O Gee Rocha (ou qualquer outra coisa monossílaba *integrantes do nxzero: di, gee, fi, cu...*) mandou muito bem. Não que eu goste de NX Zero (porque de fato eu não gosto), mas é o mesmo raciocínio do Hudson, do "Edson & Hudson". O cara manda MUITO BEM na guitarra, porém está na 'banda' errada.
REVELAÇÃO (Indicados: Glória, Primadonna, Tulio Dek, Banda Cine e Mallu Magalhães): Banda Cine
1°) Nenhuma banda com um nome desses deveria ganhar algum espaço na mídia;
2°) Nenhuma banda com um trecho de música "E quando ela sai, não importa pra onde vai, sempre com o cartão do pai compra tudo e se distrai" deveria ganhar como Banda Revelação.
3°) Pensando bem, antes um "Banda Cine" e um trecho de música estilo malhação medíocre, que a Mallu Magalhães subindo no palco e dando nome até pro... microfone.
MELHOR CD (Indicados: Agora - NXZero, La Plata - Jota Quest, Estandarte - Skank, A Arte do Barulho - Marcelo D2 e Claudia Leitte - Ao Vivo em Copacabana): Agora - NXZero
Tá me zoando, né? Só pode. Aposto que a multishow só premiou o NX Zero pra zoar o Di Ferreiro quando ele subisse no palco pra receber o prêmio. Caralho, que cabelo à la pagodeiro é aquele? Se fosse isso, tudo bem, mas falar que esse CD medíocre foi melhor que.. cara, até "La Plata" do Jota Quest ficou melhor que "Agora". O 4° cd do rapper-sambista D2, "A arte do barulho" foi uma obra que eu, facilmente, premiaria. Obra essa que afastou o samba ritmado de costume e aproximou um pouco do gênero Rock'n'Beats de sua fase no grupo Planet Hemp. O cantor até disse na VEJA (vejam, rede NACIONAL!) que apostava muito nesse novo cd, visto que na Califórnia (onde o dito cujo gravou) a marijuana é liberada, e ele vivia na lombra loca pra compor. Ou seja, tudo tava saindo do jeito dele, como ele, de fato, gosta.
e pra finalizar...
MELHOR GRUPO (Indicados: NXZero, Jota Quest, Skank, Fresno e Eva): Fresno
Como um grupo que tem uma música cujo título tem 42 caracteres consegue ganhar como Melhor Grupo? "Cada poça dessa rua tem um pouco de minhas lágrimas". Só por isso eles deveriam ser banidos do ramo musical. Essa é a hora que nosso companheiro de blog, Guilherme Toscano, deve ter gritado que nem uma louca na casa dele e chorado quando o Lucas fez seu discurso manjado. Não fica assim, Toscano, deu tudo certo, eles ganharam!
Nada mais a comentar. Só pediria que as pessoas que têm o mínimo senso musical votassem de uma forma mais consciente pro VMB. A começar por um jabá barato. Black Drawing Chalks, única banda goiana com futuro, concorre esse ano como Aposta MTV e Rock Alternativo. Pra conhecer o single do novo cd, clique aqui. E pra votar, clique aqui e aqui. E só pra esclarecer, o RisosPonto só não está concorrendo como Blog do Ano no VMB porque recusamos a exposição. Não queremos bafafá, nem fama. Prezamos pela nossa sanidade. Mas desde já, agradecemos as milhares de cartas pra nos indicarem a essa categoria pra MTV. Um grande abraço aos nossos vários leitores em cada canto do mund... Brasi... Goiás, ok?