domingo, 27 de setembro de 2009

Pode repetir de novo, por favor?

Aqui já foi falado da minha indignação para com as pessoas que não fazem uso do português corretamente, e hoje eu vou fazer mais uma reclamação: QUAL É A DIFICULDADE DE FALAR MEU NOME CERTO?

Cerca de 53.549.781,91 brasileiros sofrem da famosa síndrome do "nome errado". Várias Carina's, simples Carina's, com "c" e UM "n", sofrem por serem chamadas de Carine's ou escritas como "Karinna". A família "Silva" que é sempre confundida com "Sílvia" ou a "Sousa" que sofre com o dilema: "s ou z"? Como convencer que seu nome é "Washington" e não "
Uoston", "Woxingtone", "Oazinguito"... É um caos.

Meu nome é simples e a galera já complica. Não só o fato de inventar um "c" pro "Vítor" (NÃO vem do alemão "VIKTOR"), mas até a idéia de embromar quando não se lembra do meu nome todo. Ok, "nome composto... complicado né, Pedro, sabe como é que é" mas... me chamar de Pedro HENRIQUE? JOÃO vítor? Pedro PAULO? Caralho, se não sabe, não inventa! Eu até prefiro que você me chame pelo que lembra, porque sim, ainda há aqueles que desistem e me chamam só de "Vítor".

Mas ok, a culpa nem sempre é de quem chama, e sim do cara que é chamado. Ou melhor, de sua árvore genealógica. Pra que aqueles sobrenomes mosntruosos? Como que você quer que a velha da biblioteca saiba escrever "Merieli Schlosser Doviggi" sem você soletrar? E ainda tem essa galera que fica grilada de repetir, acham um absurdo! "AI SUA VELHA, MEU NOME É GIDDALTH BROCKSMEHER. SIMPLESMENTE GIDDALTH BROCKSMEHER. QUAL SEU PROBLEMA?" O problema tá em você, Giddal... whatever.


Sem contar aquela galera que você pede pra repetir por simplesmente não acreditar que o indivíduo tenha esse nome.
- Quero o extrato de todas as ligações que fiz e recebi desse mês.
- Qual seu nome senhorrr? *sotaque paulista típico de atendentes de callcenter*
- Colapso Cardíaco da Silva.
Mães, nomes como esse ou "Confessoura Dornelles" ou "Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro" não são nomes. Os nomes dos personagens de desenhos avulsos não devem ser levados a sério!


Essa é a hora que você procura culpados. A culpa é da velha? A culpa é de Jesus que não te deu um bom nome? NÃO! A culpa é da vaca da sua mãe que não teve bom senso teve criatividade demais. Aquela modinha dos anos 80 de enfiar "y", "w", "k" na língua portuguesa por "achar bonito" deu nisso sendo que SÓ ESSE ANO que essas três consoantes entraram no alfabeto português. Se você chama "Rayssa", "wanderglaybson" ou "káthya" e não aguenta mais soletrar, repetir ou chorar por ter um nome desses, não dê uma de indignada pro além. O animal que te deu o que você chama de nome pode morar no mesmo teto que você.

E você, também já teve algum problema relacionado ao seu nome?
"- Oi, meu nome é Stagliskasva Patrikovsk e eu tenho problema com meu nome...
- OOOOOOI STA... PAIÓVIS..."

30 Comentários:

Guilherme Toscano disse...

Eu me chamo Guilherme Toscano. Toscano. Apesar de eu julgar um sobrenome bem maneiro, ninguém acredita que esse seja mesmo meu sobrenome, todos fazem milhares de trocadilhos, entendem errado, me dizem do azeita, do vinagre, da linguiça (grande e grossa, só pra deixar constado). Não é engraçado. Eu já tenho (coase) 20 anos e escuto os mesmos trocadilhos há, no mínimo, 18. Ninguém mais me surpreende com piadas e afins.

Ah, ainda tem o Souza COM ZÊ.

Manuela disse...

Velha da biblioteca é a mãe.

Mariana ♪ disse...

Ainda bem que meu nome é simples. "Mariana" é fácil, só que ainda tem gente (poucas!) que confundem com Mariane. Eu já agradeci zilhões de vezes a minha mãe, por ela não ter 'favelado' meu nome, tipo "Mariani" ou "Marianne" , não é legal nomes com dobro de letras, ou etc. enfim, Mariana Santos Cardoso é tão fácil que eu até me preocupo se errarem G.G Adorei o post Pedro Paulo Viktor brinks Pedro Vítor D:

Anônimo disse...

Não é Fernandes
É VENÂNCIOOOOOOOOOO C4&$#

Ana Carolina disse...

Eu me chamo Ana Carolina, simples, composto, mas simples, e conseguem escrever Anne, Ana Caroline. Porra cara, é tão difícil? Ana Carolina, sem E, com um N só. Oh my!
Continuando, Ana Carolina Mourão Guimarães.
Mourão, fácil, primeiro que quase todos acham engraçado, na infância rolou até um trauma por isso, mas é só um Mourão.

aa, Guimarães todo mundo sabe ;)
hahahaha

Ótimo texto PV. (=
beijos @CarolinaMourao

Gabriel Rezende Mota disse...

Gabriel. Simples assim.

Mas aí vem as variações, Resende e Motta não.
É com z e um t só.

E atendo também por Rafael ou Daniel, dependendo do nível de insanidade do parente.

"Olá Rafael... Parabéns pelo aniversário. Tio gosta muito de você!"

Taciane Borges disse...

hahahaha, que massa! não acredito que as pessoas conseguem errar o seu nome...tão simples!
O meu erram pra caramba, já escreveram de tudo que é jeito e eu sempre tenho que repeti-lo quando me perguntam.
é uma bosta, mas fazer o que...eu tento falar com clareza, mas é foda, as pessoas sempre arranjam um jeito pra errar!

Anônimo disse...

Meu nome é Gilmar Cardoso de Melo ( e pra estragar mais) Júnior. Não um nome estranho, então nunca tive problemas de pronúncia. Mas já tiveram certas peças que escreveram com J (imagina: Jilmar). Já me disseram que parece nome de médico, deve ser pelo tamanho.
Agora a explicação pela minha aversão ao meu nome: sou Júnior, então sempre vou ser alguma coisa depois do meu meu pai e isso me irrita. Santa falta de criatividade do ser que põe Júnior, Neto ou Filho no nome do herdeiro, custa pensar um pouco pra dar autonomia pra pessoa que acabou de nascer????

Belo post Pedro Vitor!

CarolMoreno disse...

O meu nome é tão simples (creio eu), mas mesmo assim as pessoas insistem em me chamar de CarolinE ou escrever Karoline. Eu sempre falo CarolinA, é tão díficil entender que é com A e C?

Isso tirando o meu sobrenome, que se as pessoas não me chamarem de Moreira (não sei porquê mas sempre falam Moreira) sempre tem o trocadilho: AAAAAAAAHHHH CAROL MORENO QUE É LOIRA RS.

Unknown disse...

O meu nome é Amanda Christina ¬¬
não é tão complicado mas qnd eu falo CHRISTINA COM CH vira uma bagunça , sai CHRYSTINA , CHYSTINA , CHISTYNNA , qual é a dificuldade de somente colocar um H ? mas as pessoas gosta de dificultar e poe Y, NN, tira o R (o.O)
é realmente um problema qi pertuba ://'

Joelma Luz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joelma Luz disse...

Pior que o nome errado é quando você tem o mesmo nome que alguém famoso. Tipo eu. E pior ainda é quando é um famoso que não é digno de você ser comparado. Meu nome é Joelma, já da pra imaginar as piadinhas, né?! Quando eu falo meu nome sempre tem um engraçadinho pra gritar "Isso é Calypso" e fazer aquela dancinha ridícula. Até meu namorado sofre nessa história, tem gente que logo pergunta "Cadê Chimbinha?", porra, Chimbinha who??? Uns falam só pra fazer uma piada idiota, e outros estão realmente se referindo ao meu namorado.. Na boa, dá muita raiva!
Como se não bastasse, de vez em quando ainda aparecem umas raridades que colocam um "u" no lugar do "l". Dá vontade de mandar enfim o "u" no c* deles.
Enfim, essa coisa do nome realmente enche o saco.

Aline Bacchi disse...

Eu sofro com esse problema do "han?!"; "como?!"; " que isso?!". Mas é quando falo o nome do meu namorado.. O coitado se chama LISSIMAICON, e tem um irmão chamado LICHARRAL ! Vê se pode??!
Pra variar, minha amiga se chama aNNa caroLLiNNa!
o mundo tá perdido mesmo :/
Meus filhos vão ser JÃO, ZÈ.. e assim por diante..

Anônimo disse...

Bom, com o Thaís não tenho muitos problemas, mas alguns ainda conseguem escrever, Tais, Tays, Thays, mais nada tão cabuloso. Só com o Coelho que nunca me livro das tipicas "piadinhas" né :B

Gostei do texto :)

José Abrão disse...

cara, eu chamo Zé.
ZÉ!
e as pessoas conseguem fazer merda com meu nome.
PQP MEU! Monossílabo tônico, caralho!
o que me chamam de João Guilherme é brincadeira. Entendo seu Vitor, ninguém acredita no meu Guilherme de primeira.
e depois vem o sobre nome
ABRÃO
sem dois A!
toda vez algum idita escreve e/ou fala Abraão. Eu tô com cara de personagem bíblico pra você mermão? Ninguém erra o nome do Jackson Abrão, só o meu...

Welluma disse...

muito engraçado (sim, ironia)
tenho nada contra a "modinha dos anos 80"
meu nome tem w (com som de v) e ll. Nunca me incomodei, aliás, sou perdidamente apaixonada pelo meu nome.
as pessoas é que costumam fazer drama demais por mim, depois a frescura tá é no meu nome
poupe-me ;p

Welluma.

Weena Pötter disse...

Eu me chamo Weena Potter. Se vc sofre com Pedro Vítor... imagina isso: escreve Weena mas se lê Uina (é, o nome tem o som como em inglês, W som de U e E som de I, nada complicado não)
O que tem de variações como Welma, Vilma (por alguma razão as pessoas colocam um L imaginário aí no meio), Veena, Uini.. só piora. Quando alguém vai escrever, eu já saio soletrando. Culpo meu pai por ter assistido "A Máquina do Tempo" de H.G Wells nos anos 60; se alguém já assistiu, viu a Weena lá. xD
e completa com o Potter. "Do HÁRI POTTER?!"
"É, do Hári Potter"... ¬¬

Prih Petrazzini disse...

eumorriderir com a Weena. EU ia ate comentar do meu drama com o PRISCILLA PETRAZZINI, que ja deu mtas variações de PETROZZINE, e td mais, mas depois dessa, nem tenho do que reclamar, 8)

Pedro Lobato disse...

Pedro Rafahel Fernandes Lobato. A única fonte de calamidade no meu nome é o meu "RafaHel". É isso aí, esse "h" é a fonte dos problemas que tenho quando alguém vai escrever meu nome (porque a fonética é a mesma sem o "h"). E só Deus sabe o por quê de minha mãe ter colocado isso aí...boatos de que é por causa da numerologia. Ou quem sabe eu era heavy metal desde um feto...

Andressa Símaro disse...

muuuito bom o post!
meu nome é simples ( ou não ) mas é motivo de várias trocas como: vanessa, andresa, alessandra (?) amblessa
me diga, QUAL a dificuldade de falar e escrever A-N-D-R-E-S-S-A

- é.. aham, com dois '' s's ''

Vanessa Vetritti disse...

Por incrível que pareça eu sofro mesmo é com o "Vanessa".. Porque o Vetritti ja causa o estranhamento logo na primeira pronuncia eu soletro e tudo fica bem, mas o Vanessa as pessoas supõem que sabem escrever. Ai saem os: Wanessa, Vaneça e Waneça...
(Quando não acham que é Andressa) =DD

Mas por que "Ç"???? É foda!

H L disse...

eu me chamo HOSANA, e até hoje sao pouquíssimas as pessoas qeu conseguem acertar a escrita! u.u'

...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ADOOOREEEIIII!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beto disse...

Eu me chamo Alberto (bem comunzinho), mas mesmo assim teimam em perguntar: "Albert?", "Roberto?", "Walberto?", "Adalberto?" e coisas do tipo...

Acho que tem gente que gosta de complicar as coisas mesmo... sahushaushasa


Muitas vezes acabo desistindo e falo "É, é Albert/Roberto/Walberto/Adalberto meu nome". É que dai descomplica e a coisa anda rápido. hehehe

Abraço, e parabéns pelo blog moçada... To com net, e voltei a acompanhar direto agora. hehehe

Giselle disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
a Rayssa Guth já leu esse texto? suhashahsuahsuahs
Eu odeio que esqueçam dos 2 L's do meu nome.. odeio..

ps.: Weena Potter, esquenta não, seu nome é suuuuper legal! Não to sendo ironica!

Fabianne Falcão disse...

Poxa mano, minha mãe não deu uma cagada master no meu nome pois meu pai tem bom senso, mas a mulher enfiou 2 n's no meu no bendito nome. FabiaNNe. Poxa mãe, apenas 1 não ta bom não? Ah, detalhe, meu nome é enoooooooooorme cara, sinto ate vergonha dele. O bendito tem 5 nomes, mas eu so uso o Fabianne Falcão. Mas é que todo mundo da família quiz colocar nome em mim, sou a homenagem da família *Ah tia, claro que eu coloco teu nome na minha filha sim.* *Claro que eu posso colocar o nome da padaria do seu cunhado no nome da minha filha* *Claro que eu posso colocar o nome do seu amigo virtual árabe no nome da minha filha* *O nome do seu papagaio? Cláaaroa* Tipo assim.
Diabos! ¬¬¬'

Carolina Faraco disse...

primeiro é o Carolina, que algumas vezes confundem com CarolinE. segundo é o Cássia. PÔ, pq meus pais colocaram nome composto e logo CÁSSIA ? nada contra o nome mas deu uma péssima combinação Carolina CÁSSIA ! terceiro, Fraga, sobrenome por parte de mãe. pessoas perguntam : "Fraca ?" "não, não, FraGA." e por fim o FARACO. qndo pedem pra eu flar meu nome completo, falo "Carolina Cássia Fraga Faraco, F A R A C O." pq nossa.. eu já vi escreverem Farco, Fraco, Fara e outras variações. poxa, eu amo o Faraco e ainda querem estragar meu nome.. já não basta o Carolina Cássia pra gozar com a minha cara ?
@caroolfaraco

ingo. disse...

véi, eu me chamo INGO. sente o drama.

Leandro P. disse...

a escrita/pronúncia de Leandro é tão estúpido que se alguém errar merece tomar um tiro bem na íris do olho do cu, sério. :/

não tem como errar, Leandro Alves Prudente. Infelizmente ainda existe gente pra dificultar e botar um 'Alvez'. :/

ótimo texto, haha...

Yssa disse...

¬¬

Pena que meu nome é Russo e o "i" tem som de "aiu", e o "y" de "i". Minha mãe já tinha passado da modinha anos 80...
Sem comentários seu pedro.

Kah. disse...

Karine. Com 'e' no fim. Variação de Karina. Eu não tive escolha, minha mãe queria mudar e... e... eu não tive escolha. Não gosto que me chamem de Karina, mas até Karen eu já virei! Então, eu não culpo velhas de bibliotecas ou moças do callcenter, ou até mesmo minha amada mãe, acho engraçado porque eu faço cara de 'ué' e logo depois todos percebem que falaram meu nome errado e pedem para eu repetir. A vida é dura.

Postar um comentário