quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Risos Ensina: o que significa "Procrastinar".

Procrastinar: ato de deixar para amanhã o que você tinha que fazer agora. Ou pra depois
de amanhã. Na verdade, certeza que dá pra você fazer semana que vem que fica de boa.

Por mais contraditório que isso pareça, não estou procrastinando para escrever esse texto. Quer dizer, eu tive dez dias para escrevê-lo e só estou escrevendo agora, faltando uma hora para postar, mas olha, depois que decidi escrevê-lo comecei imediatamente! Mas vamos nos focar que eu to procrastinando pra chegar no assunto. Procrastinar não era tão comum na época onde esse verbo era usado com frequência, agora onde nossa linguagem é cada vez mais simplificada, nessa era das Interwebs que vivemos, a procrastinação é cada vez mais comum. A internet oferece mil possibilidades de diversão, entretenimento e cultura, sem contar o que passa na tv ou aquela revista da semana passada que você ainda não leu, tudo conspirando para que a louça não seja lavada ou que o dever de casa não seja feito. Afinal, como resistir ao ataque de um unicórnio robô ou mesmo de ver todas as tirinhas de um site qualquer.
É da natureza humana deixar tudo pra mais tarde (na verdade, nem sei se realmente é da natureza humana, lembre-me de pesquisar sobre isso depois), mas como culparmos, né? Enquanto estamos fazendo algo por pura obrigação ou peso na consciência existe tantas opções de coisas para serem feitas. E, ops peraí, olha que vídeo bacana que eu fiz.
Existe uma diferença crucial entre "Enrolar" e "Procrastinar". Enrolar é quando você finge estar fazendo algo que você deveria estar fazendo, procrastinar já é fazer algo totalmente diferente. Enrolar é algo que você faz para que os outros vejam. Como quando você escreve dez páginas de uma prova onde você nem sabe a matéria ou quando finge que está dormindo para que não tenha que sair pra compra pão (isso foi pra você, Lucas Toscano). Procrastinar é algo que você faz para você mesmo. Você tem consciência de que o que tem que ser feito pode ser feito daqui a quinze minutos sem que o resultado final se altere ou mesmo daqui a uma semana, afinal, por que você quer isso pronto tão rápido mesmo? E todo mundo sabe que trabalhar sobre pressão aumenta a produtividade, por isso deixar tudo pra pressão da última hora. Aquele momento em que o trabalho tem que ser feito pois é tarde demais, essa é a melhor hora para produzir. Talvez não saia O Melhor Trabalho do Mundo, mas com certeza sairá um trabalho.
Mas por que estou falando disso mesmo? Ah, é, para ensinar para vocês o que é procrastinar. Espero que todos tenham aprendido direitinho.

ps. Texto sugerido pelo amigo Pedro Lobato.

7 Comentários:

Gabriel Rezende Mota disse...

Procrastinar?
Comento amanhã.

IsaPriore disse...

Procastinar... conheço isso como Protelar.
Seguindo o exemplo do Gabriel, irei procastinar essa leitura e realizar minhas tarefas escolares rs. Depois leio, assisto e faço um comentário decente q

Unknown disse...

Essa é boa!!
Mas emocionte foi essa música (não acredito que parei pra ouvir! rsrsrs...)

Mas enfim, você é demais!

Luisa Matos disse...

Eu realmente precisava que alguém me explicasse, desse jeito, o que realmente significa "procrastinar", e veio até com a diferença entre procrastinar e enrolar... Valeu, cara. (:

Thaís Coelho disse...

Eu procrastino quase tudo pra dormir mais um pouco :)

Naisa Nayane disse...

Natureza principalmente do brasileiro deixar tudo para ultima hora !(confesso, eu !)

auhauhuhauha curti seu vídeo bacana ! /sério

CarolMoreno disse...

Olha, Tio Toscano, eu ia comentar quando eu li mas deixei pra depois.. Adorei o texto!

Postar um comentário