sábado, 4 de setembro de 2010

Risos Ensina: Como escolher seu candidato a Deputado.

Alô você que estava se perguntando como nós, do Risosponto, que sempre temos opinião (mesmo que infundada) para tudo não falamos de eleição ainda. Uai, ninguém estranhou que estamos em setembro já, há um mês das eleições, e nada da gente falar mal da Dilma, do Serra, da Marina e do velho louco Plínio? Bem, primeiro a gente tava com medo daquela lei de que humorista não podia sacanear os políticos, né? Afinal, a gente não tem grana nem pro pão de queijo, quanto menos pra pagar multa de deputado ofendido pelo que a gente falou. E como a gente ainda não botou muita fé de que AGORA PODE, não vai ser agora que falaremos dos candidatos a presidência. Faremos melhor. Você não tem a mínima idéia em quem votar para Deputado Federal e Deputado Estadual? Então, conheça o:

Risos Ensina: Como escolher seu candidato a Deputado.

O problema de você escolher um candidato a deputado é que ninguém tem muita certeza de o que faz um deputado. Não, não estou aqui para esclarecer isso, porque eu também não sei. Estou aqui para mostrar pra vocês uma lista de coisas para você fazer que no fim, te dará o nome do candidato que você deve votar. Vamos lá:
1 - Conheça seu candidato.
Não estou falando de olhar as propostas que cada um tem a oferecer para que assim você escolha qual lá representará melhor a sociedade e os bons costumes. Estou falando para você votar em alguém que você conheça e goste. Sabe aquele seu vizinho simpático que sempre te cumprimenta no elevador e está se candidatando? Vote nele. Atenção que é MUITO diferente do cara que começa a te cumprimentar só porque está se candidatando a algum cargo. Vote no seu tio, naquele amigo dos seus pais, naquele seu amigo. Ou deixe de votar nessas pessoas, afinal você sabe que seu tio vai roubar o máximo possível, então não vote nele.

2 - Candidato que te incomoda agora, vai te incomodar depois.
Domingo, 9 horas da madrugada, você foi dormir as 7. A farra de sábado foi tensa e provavelmente a ressaca virá em dobro. Durante o seu sonho em que você é um espião da CIA pago para comer a Cléo Pires, você começa a ouvir uma música ao fundo. Aos poucos a música vai ficando mais alta e você percebe que aquela canção fala sobre um político. Você acorda. Um carro de som, na maior altura toca um jingle em looping enquanto um sujeito gritando em um microfone guia a passeata que solta fogos de artifício. Eles estão na sua janela. Ao invés de gritar palavrões na sua janela e assustar a velhinha que mora no apartamento ao lado, pegue um papel e uma caneta e anote o número do candidato que está sendo promovido. Tenha certeza que você não vai votar nele nem errado.

3 - Gente que não promete, não cumpre.
Com a apatia geral da nação e essa bagunça que tá o mundo, tá lotado de candidato por aí que não tá prometendo nada. Todo mundo falando: "Ah, vota em mim porque tá uma merda mesmo, então pior num vai ficar". Ou gente que fala "Eu sou o Joãozinho do CANAVIAL, se você é do CANAVIAL vota em mim". Gente que não tem foco, que não tem proposta, é furada na certa. Não tem como você cobrar de alguém que não prometeu nada. Ele vai estar eleito mas não vai ter compromisso com ninguém.

4 - E para finalizar, não vote em candidato que suje as ruas.
Chega no dia da eleição e o candidato tem toneladas de santinhos não distribuidos lá na casa dele. O que o GÊNIO resolve fazer? Vai na porta de todos os colégios eleitorais e joga os santinhos no chão, imaginando que "Ah, quem ainda tiver em dúvida em quem for votar com certeza vai ver esses milhões de santinhos no chão e votar em mim". Isso não é uma prática incomum não, muitos deputados fazem isso. Meu conselho é, se abaixe e pegue um de cada. Leve todos com você até a urna eleitoral e não vote nessas pessoas nem por engano. Inclusive, na fila, comente com as outras pessoas: "Nossa, você viu a sujeira lá fora? Foram os deputados X, Y e Z que fizeram isso. Nem acredito que alguém vote neles".

É isso aí, seguindo esses 4 passos, duvido que sobre mais que um candidato para você votar, e se não sobrar nenhum vai lá e elimina um dos passos até ficar um só. E no mais é isso, aí. Vote em quem for te ajudar ou ajudar sua comunidade. Abraços.

5 Comentários:

Thaís Coelho disse...

E ainda tem aqueles que pagam pessoas pra ligarem na tua casa em pleno final de semana, domingo, quando você ta naquele sono bom e o telefone toca e é alguém fazendo 578621 perguntas e pedindo seu voto.

Naisa Nayane disse...

eu ainda não voto, só nas próximas eleições, vou me lembrar dessas sugestões (ou não) fazem sentido ! UHAUHAUHAUH

Unknown disse...

E aqueles que apareçem até nas igrejas??
viram até cristãos na época de eleições pra ganharem votos =x nem respeito por Deus eles tem mais, ou nunca tiveram.
Mas vou seguir esses 4 passos, são certeiros!

@lleticiall disse...

Na semana passada, alguém contratado pelo Demóstenes ligou aqui em casa oferecendo voto ¬¬' Eu que estava dormindo, atendi o telefone e nem acreditei no que estava ouvindo!

Pedro Ascar disse...

Quem prometer nevar em Goiânia, eu voto.

Postar um comentário