quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Volta às Aulas!

Na minha época de escola, eu realmente não gostava dessa história de volta às aulas. Primeiro porque isso significava que minhas férias estavam no fim e se tem uma época do ano que eu gosto, essa época são as férias. Por um lado existe aquela sensação de rever os amigos, mas a partir do momento em que você vê seus amigos durante as férias, torna esse pequeno bônus inválido.
O que indicava que minhas férias estavam chegando ao fim eram as matrículas no começo do ano, onde nos era entregue uma lista de materiais que deviam ser comprados. Parte deles eram entregues para a escola, outra parte era pra você. E assim você lia na tal lista: 500 dias com ela folhas de papel, dicionário, canetas, cadernos, cola branca, tesoura sem ponta, cartolina, gramática, giz de cera, glitter, ração para coelhos, papel higiênico, giz para quadro negro e cadeiras escolares. E você pensava: "Cara, eu tô no segundo ano do Ensino Médio (ou sei lá como vocês djovens chamam isso atualmente), porque eu vou precisar disso? E... tem que comprar vassouras? A escola não teria que ter isso já?", ainda assim você saía com sua mãe pelas papelarias e shoppings da cidade procurando o melhor de cada um. E por mais que você insistisse em comprar um fichário neutro e canetas bic das cores preta e azul, sua mãe levava o fichário do Power Rangers: Força Animal e um estojo de canetas coloridas que durariam menos de um mês.
Lembro também que na véspera do dia em que começavam as aulas eu não conseguia dormir. Não sei se por ansiosidade de chegar logo ou por medo que chegasse. Não sabia se iam me colocar em uma sala com desconhecidos, longe de todos meus amigos, ou se ao menos eu conseguiria achar a sala que eu estudaria. Torcia para que tivesse alguma reforma grande no colégio que tornasse aquele ambiente no mínimo diferente dos anos anteriores. Quais professores teriam continuado de um ano para o outro, quais matérias eu teria. E assim eu não conseguia dormir.
Quando chegava finalmente a hora de acordar cedo para ir para a escola, as coisas eram basicamente as mesmas de quando as deixei no fim do ano anterior. Todos se reencontrando, perguntando como foram as férias, fofocando quem tinha feito o quê. Interessante observar também os rostos novos. Novatos com medo de se expressar, todos sendo analisados pelos outros alunos da sala.
E na primeira semana sempre tinha aquele negócio de todos os alunos se apresentarem para cada professor, falando seu nome, de onde tinha vindo, idade, o que fez nas férias, quanto tempo estava sem beber, essas coisas. Assim você aprendia quem eram os mais soltos, os mais tímidos, etc. Isso até você chegar ao Ensino Médio, onde os professores mal se dão ao trabalho de se apresentarem e já vão te enfiando matéria e dizendo quão próximo o vestibular está.
E é sempre o sentimento de incerteza e desejo de mudança que me cercava nos começos das aulas. Infelizmente depois de dois meses de aula, já percebia que era exatamente igual aos anos anteriores e provavelmente o ano seguinte também será. Agora me diga vocês: suas aulas já começaram? E como é a volta a escola?



Esse post foi uma sugestão da leitora @_suzylima. E tanto eu quanto o Glabo pensamos: "Ué? Volta às aulas? Mas ainda falta quase um mês pras minhas aulas voltarem". Ah, essa vida de estudante de Federal...

23 Comentários:

Carlos Oliveira disse...

lista de material no ensino médio ? eu não tive isso HAUHAUHA essa historia de não consegui dormi eu tinha isso tambem HAUHAUH #fail

Andressa Símaro disse...

"E... tem que comprar vassouras? A escola não teria que ter isso já?" HAUSHAUSHUAHUSHAUHSUHAS
minhas aulas começam segunda e não sei se eu fico feliz ou triste.. to no maior TÉDIO aqui, mas pensar em ir pra escola e ter aulas me desanima mais ainda..
pelo menos vou ter que me preocupar com alguma coisa: quanto tempo falta para as férias de Julho?

Anônimo disse...

Eu ficava ansiosa até a minha sétima série. Hoje eu fico ansiosa pra que a escola pegue uma epidemia de rato e formigas, para adiar um pouco a volta as aulas!

Ana Carolina disse...

ai que saudade do ensino médio. rs

Gabriel Rezende Mota disse...

Legal mesmo foi o início do meu 3º ano do Ensino Médio (ou sei lá como vocês djovens chamam isso atualmente)...
A escola pintava as paredes a cada dois anos. E aquele era o ano de não pintar. E isso significava que a gente poderia desenhar fazendinha (uma espécie de Colheita Feliz comunitária, onde cada um desenhava seu bichinho carregado de malícia) em folhas A2 e pregarmos nela. A diretora até gostou... Pediu pra tia da limpeza recolher e deixar na sala dela... Né?
Foi ano de cadeiras novas também, até porque a combinação cadeira + mesa de madeira (disponível aqui: http://lh4.ggpht.com/_NQVam5UH_Ds/SDHKhSbJ_rI/AAAAAAAAAsU/1Eg4YNIoxM4/s640/salaaula2006.jpg - tou na foto uhuuul!) estava defasada. Daí que eles compraram cadeiras de... festa! Sim, aquelas de plástico, só que marrons. Coisa linda.
E professor nenhum tinha saco pra ficar perguntando nome de aluno novo. A gente que gritava até algum deles decidir perguntar.
NOVATO: Oi, meu nome é Fulano...
VETERANA: AOOOOO, TUCUUUUUURA!

Tucura é um tipo de gado do interior.

E isso tudo no colégio particular mais tradicional de Mineiros!
=]

José Abrão disse...

yeah yeah
Minhas aulas não voltaram, estou livre do Ensino Médio, at last!
mas eu odiava voltar as aulas. Significava mais um ano de penúria e enxeção de saco.
E aí, se tudo der certo, talvez eu entre nessa vida mansa de Federal também.

thaathay disse...

é, lista de ensino médio? também não tenho..
minhas aulas? já voltaram, com aulas o dia inteiro e tudo, um saco e pela primeira semana de aula kkk tenso!

Vanessa disse...

Eu sempre gostei de ir pra escola (medo.)
E o primeiro dia era sempre o mais divertido... Menos a parte de se apresentar, eu era do grupo dos tímidos e nerds excluidos...

=DDD

Saudades do ensino médio... (medo.)

Joelma Luz disse...

Ainda falta praticamente um mês pra voltarem as minhas aulas.. Tá marcado pra ultima semana de fevereiro, mas sempre acaba começando em março mesmo ¬¬'
Vou pro 3º ano do Ensino Médio e não rola essa parada de lista de materiais não. Ao menos não na minha escola estadual hehe
E as primeiras semanas são sempre iguais. A coisa mais difícil é ter aula, porque os professores acham que ainda estão de férias e esquecem de ir pra escola, então a galera vai só pra interagir rs.
E prometo que vou dar um murro no primeiro professor que vier colocar medo por causa do vestibular ¬¬'

Duds disse...

Eu sou uma MENININHA. Indo pro segundo ano de faculdade, ainda em dezembro, eu comprei um estojo de canetas coloridas e um caderno BONITINHO, além de um bloquinho todo enfeitadinho pra anotar as coisinhas <3
Tô curtindo as férias aloka, apesar do estágio, e as aulas na UFSC só começam em março. Certeza que até lá eu tô com vontade de começar mais um semestre que, em dois meses, vou querer que acabe.

Pedro Lobato disse...

Porra, ainda falta um mês para minhas aulas começarem. Ah, esses estudantes de Federal [2].
Na real, o que eu curtia na "volta as aulas" era o cheiro de lápis e papel novo que permeava o ambiente escolar. Diz aí se abrir um caderno zerado não é um tesão?

H L disse...

'comprar vassoura' foi o cúmulo, auehiurhuaer.

tow indo por 6º semestre de ADM...num to com um pingo de saudade da faculdade e por mim passava esse semestre todo sem aula! jrauhriaeruaer
ê saudade do ensino médio, e eu achava que não era feliz!
:P

.

Naisa Nayane disse...

Minhas aulas começaram terça feira (sim, terça feira ! ) Comecei o 1° ano do Ensino Médio e já falam de faculdade, e não serve particular.. tem que ser UEG, UFG ou UNB, senão não serei ninguém na vida; caraaamba, eu nem sei o curso que quero (acho que sei sim, engenharia civil),ainda faltam TRES anos quase completos e já querem que eu escolha a faculdade ? Queria UFG (imagina ficar perto do risos♥ ??? okay que já estarão se formando /soumeioqueumapirralha), mas não estou afim de mudar de cidade (Eu não gosto da minha -anápolis-, mas não quero morar sozinha, ter responsabilidades enquanto ainda estudo !)e nem 'viajar' todo dia, ida e volta.

Naisa Nayane disse...

*cliquei em postar antes de concluir ¬¬*

Mas lembro da época até 4° série; perguntava.. se eu preciso pagar escola, para que comprar detergente, papel higiênico ? a mensalidade não paga não ?

E quando chegava a hora de apresentar, ninguém entendia meu nome.. tinha que soletrar gritando N - A - I - S - A (falava só o primeiro, já era dificil o povo aprender só o primeiro, imagina o segundo; ninguém sabia que eu tinha nome composto).

Mas agora é outra coisa.. está acabando (ou quase );

Suzy disse...

Aaaah Gui, obrigada mesmo tá legal? Amei a postagem, você é hilário, amo muito todos vocês, beijão! ♥

Tiago Alves. disse...

acho q só as minhas aulas de ensino médio de goiania não começaram, e eu até quero que começem logo, esse fim de férias é um saco, todos meus amigos já tão estudando e o msn fica vazio, a não ser a galere que vai ser novata tb que graças a comunidade do colégio tá todo mundo super entrosado e todos os novatos já se conheçem super bem, fim.

Mariana ♪ disse...

As minhas começam dia 3, mas eu só vou dia 8 D: Quero voltar pra escola só pra ver o que mudou,porque é meu primeiro ano no Ensino Médio(ainda se chama ensino médio/segundo grau -qq) e ver meus amigos.. Quero ver esse ano D: Vai ser tenso...

"...glitter, ração para coelhos, papel higiênico..." HSAISHOAUISAUSHAIUSHAUISHAUISHAUISOHAIUSHAUIS MORRI com o ração para coelhos -QQQ Eu nem recebi lista de material o_o só de livros (que são caros pra caralho D:) enfim..

Tamara disse...

Porra, ainda falta um mês para minhas aulas começarem. Ah, esses estudantes de Federal [3].

Minhas férias estão muito boas, mas eu não vejo a hora de reencontrar o pessoal *-*
As conversas fora das aulas não são a mesma coisa, como diz uma amiga o bom é atraplahar o professor no meio da aula, ficar no ar-condiconado e dormi a luz do data show. Não que eu faça isso frequentemente xD

Tô mais ansiosa do que o primeiro dia que passei no vestibular :S
E eu sinto falta do material novo, como disse o Pedro Lobato, dá tesão.

CarolMoreno disse...

Na real, o que eu curto na "volta as aulas" é o cheiro de lápis e papel novo que permeava o ambiente escolar. Diz aí se abrir um caderno zerado não é um tesão? [2]

Anônimo disse...

Segunda começa tudo de novo, no começo você até pensa que não esta tão chato, sei-lá, mas dps de uma semana já esta tudo igual e ja conta os dias pras férias do meio do ano.

Pedro Ascar disse...

orra, ainda falta um mês para minhas aulas começarem. Ah, esses estudantes de Federal [4].

Eu não dormia também. Ia pro primeiro dia de aula naquela expectativa de ser sensacional, tudo diferente, pessoas bonitas e voltava pra casa mais frustrado que tudo ao saber que teria que frequentar mais mil meses que seriam iguais àquele até acabar o ano. Sempre trocava de sala, parece que a galera faz questão de te botar longe do mundo inteiro.

Aline Vieira disse...

Acho que a unica infeliz daqui sou eu. Meu período de férias foi de 18/12 a 06/01, fiquei feliz por me livrar do ensino médio, mas o técnico me deu um balde de água fria de presente.

Estudantes de federal, eu tenho inveja de vocês!

Monika kurmann disse...

Finalmente terminei o ensino medio.. agora estou esperando os resulados das federais.. HUAHAU sentiram meu tom ironico na risada certo?
HUAHUAHAUAHHA
mas mesmo que eu faça cursinho minhas aulas começam só depois do carnaval!
\o
como eu amo as ferias!!!

Postar um comentário