domingo, 24 de janeiro de 2010

De mIRC a Formspring

Anônimos tentando ser famosos, famosos fugindo de tal aplicativo. É nessa vibe que o formspring aparece e contagia uma esfera e tanto de internautas viciados por novidades. Feliz a época que todos se contentavam com o mIRC, seus amigos, suas metas para serem @OP, +voice e seus trabalhos árduos para conseguir. Ou até quando todos só tinham ao MSN e achavam que aquilo era suficiente.
Veio o fotolog, e disseminou. Fotolog, fotoblog, blogão, caralhoaquatro, se espalhou entre a galera e todos se viam em uma necessidade de registrar mais ainda seus momentos para alimentar seus fotosites para disputar por originalidade, beleza e carisma aos visitantes. Orkut veio nessa onda e todos pareciam aceitar, gradativamente, a idéia de se restringir em (até então) 12 fotos e usar tal aplicativo para... recados (?!). A idéia, porém, pegou e o jornal de fotos foi parando até ninguém mais sentir falta. Depois disso, uma série de novos aplicativos foram entrando para saciar a fome insaciável dos internautas por novidades. Os brasileiros descobriram o facebook, o lastfm, myspace e flickr. Os mais curiosos tiveram acesso ao orangotag e ao listal. Sempre foi necessário uma coisa nova pra entreter, pra sair da rotina maldita de somente conversar com os amigos. Criou-se a necessidade de ter um aplicativo mais egocêntrico que mostrasse suas músicas preferidas ou até as séries que mais assiste (e quais episódios já assistiu!).
Numa vibe intimista entrou o blogspot no meio e ofereceu um canto mais individual à criações originais e desde então não parou. Blogs de poesia, blogs de moda, de notícia, fofoca e até blog de humor. Alguns falham em seus objetivos (rs......) outros crescem e crescem a tal ponto que transformam dessa "brincadeira" um expediente de trabalho e um fim profissional E RENTÁVEL (que é o mais importante, certo?). Indiscutivelmente foi uma ótima ferramenta pra divulgar seu potencial e descobrir talentos. Até que o twitter veio e acabou com a graça de todo mundo. Acho que não vou esmiuçar a importância que isso tomou de 1 ano (ou mais) pra cá porque é notável. Algo que transpassa os limites virtuais para ser difundido pra vários canais de comunicação de nome, políticos, famosos, empresas e seus empresários... bem, você já sabe.
No meio disso tudo, surge algo, no mínimo, interessante. Formspring entrou na web com um propósito bastante simples, porém com um potencial grotesco de assimilação. Trata de uma conta que se faz para que você receba pergunta de todas as espécies, gêneros, coerencias e (in)conveniencias. Por que algo tão bobo faria sucesso, tio Pedro? Não é muito difícil observar a necessidade que o ser humano tem, principalmente hoje, de se auto-afirmar. De mostrar quem é. O que é capaz de fazer. Ele precisa ser notado! O que remete mais essa idéia egocêntrica do que uma espécie de entrevista poderia causar em qualquer um. Pô, alguém TE perguntando algo, olha só que importante?! (#not) Mas é bem nessa vibe mesmo que o aplicativo entrou e já viciou todo mundo. E na minha opinião, o que faz com que tenha tanta graça nisso é o fato de você poder perguntar o que quiser pra quem for sem mostrar sua identidade. Alguns ficam putos com isso e marcam a opção de barrar perguntas de tais desconhecidos, mas isso não deixa sua importância de lado. Eu sei, você sabe, todos sabem que existem escrúpulos e esses não nos deixam perguntar e dar a cara a tapa 100% das vezes para saber de coisas às vezes (muito) engraçadas e outras bastante comprometedoras. Cabe somente a você responder (ou não) a pergunta. Se você for fresco e achar que invade sua privacidade, que tudo tem limite, e que certas coisas não se perguntam, você tem total liberdade de simplesmente deletar a pergunta e responder a que for mais conveniente.
Saiba que do mesmo modo que você vai descobrir muito sobre teu amigo perguntando e/ou lendo perguntas já feitas, você tá propenso a receber outras e sentir alguém arrancando uma certa privacidade que você poderia ter, mesmo porque imagino eu que ninguém chegou pra ti na primeira vez que te conheceu e perguntou algo do tipo "Quantos anos você perdeu a virgindade?", "Qual sua posição sexual preferida?" ou "Você geme por quantos segundos quando g***?". De antemão eu já respondo essas...

(Texto sugerido por mais uma leitora assídua do blog, @AndressaSimaro)

E na sua opinião, qual aplicativo que mais marcou sua vida... virtual?

14 Comentários:

Gabriel Rezende Mota disse...

Quando eu era pequeno queria ter ICQ. Mas aí me apresentaram o MSN.
Lembro até hoje como foi. Eu, sentado em uma calçada com um amigo lááá em Mineiros e ele me falando como fazer uma conta Hotmail pra então eu poder usar o mensageiro.

Nossa. Memória, a minha! =]

Enfim.
Formspring, sei não. Não gostei do propósito.
Mas não vou falar que nunca farei. Disse isso com o Twitter e, né?

Andressa Símaro disse...

aaaaaaaah, eu adorei o post!
e acho formspring super legal.. e o engraçado é que pelo menos eu fico olhando sempre pra ver se tem alguma pergunta pra eu responder, quando não tem é meio que triste.. hahaha
qual será o próximo aplicativo que vai aparecer, hein?

Anônimo disse...

Na minha vida "tecnologica" tudo começou a partir do ICQ. Que saudade kk

Mariana ♪ disse...

eu comecei com MSN, mas o que me marcou foi o Blogspot porque é onde eu coloco meus textos e eu achei mts blogs bons que são do blogspot ;) Mas eu não gosto do Formspring sl.

Leandro P. disse...

Achei totalmente inútil o formspring...
Mas é issaê, orkut ta pegando as melhores coisas de cada rede social e jogando nele mesmo. Vale frisar isso, heim.

nynebacchi disse...

Formspring do Pedro Vitor é o melhor, fazer perguntas tensas pra ele é divertido. Foi visitando o coitado que eu percebi o quanto é chato perguntar sobre o "Como Fazer 5" ! rs
Curti o texto =)

Anônimo disse...

Lembro quando comecei a fazer meu msn, tinha 8 anos. Aquele bem ridículo e que te condena para o resto da vida, tipo malukete_bru, dá até vergonha de lembrar, hahaha.
Concordo que hoje em dia o intuito da maioria das redes virtuais é a auto-afirmação. Mas ah, vai falar que vocês não têm Formspring, Twitter, Orkut, Facebook, etc? É o tipo de coisa que criticamos, mas temos mesmo assim, rs.
Gostei do post, sei que falam isso o tempo todo, mas você escreve muito bem.

C. Lisdália disse...

Li esse post e fui fazer o raio do formspring! me vicio facil nesses aplicativos inuteis! Mas quem quiser: /clisdalia

=D

Neca disse...

ICQ...era demais guardar um numero enorme ** aí aperecu o MSN (como disse o gabriel), orkut...se a gente parar pra pensah com cada nova rede social que criam por aí e bombam entre qse tds as pessoas,fk mais facil da gente saber e se preocupar (cuidar) da vida do outro, tipo o formspring e twitter, eu tb vicio mt facil nessas coisas, mas voce sabe cada vez mais da pessoa e oq ela faz...por isso nem fiz..=/

Suzy disse...

Concordo completamente. Às vezes ficamos tão interessados em ser notados e queremos sempre mais. O mundo virtual nos proporciona isso. Ele consegue te prender num MUNDO ao seu redor que você nem precisa sair da telinha do seu computador. Isso pode ser positivo (ou não). Mas o problema mesmo é que a gente quer sempre ser mais, desde a nossa aparência aos visitantes até o número de seguidores que queremos ter. Com isso enchemos nosso ego, viciamos nesse 'mundo' e percebemos que depois de conseguir tudo o que voce quis, qual é a graça? Todo mundo saber da sua vida? o que você faz ou deixa de fazer? E aí, pra onde foi sua privacidade?
Hoje eu sei a hora de parar, pensar nisso apenas como um pasatempo.
Tenho apenas 13 anos, uma vida inteira pra frente, não quero me meter com essa vida virtual.

Beijos pra todos vocês meus gatinhos do RisosPonto ;)

Lara disse...

Bom, se for ver, eu ainda tô meio atrasada né.. preciso me render ao twitter primeiro, quem dirá ao tal do formspring que acabei de conhecer melhor. HAHAHAHA.
sei lá, por enquanto estou me limitando ao orkut/facebook/msn, mas acho que é mais por não me ver com tempo e paciência pra todas essas coisas! tem muuuita coisa legal sim... só não consigo me prender facilmente oO
muito bom o texto Pedro!
um beijo pra voces meninos

Lailaa disse...

Geente eu acho isso um absuurdoo; kkk hã alguns anos atraz eu achava que MSN era putaria :/ rs
soo conhecia os Chats' kk e usava com minha mae do lado ainda.. temposs kk
Mais seerio, eu nun curto muito essa coisa de ser mil ao mesmo tempoo . fiz um blog, não existe nem um post nele até hooje. kkk , formspring fiz também mais quem me perguntou alguma coisa deve tá passando é raiva porque eu nuuuunca vou lá; sahishais
Hoje mesmoo, eu só usufruo{kkk}doo MsN{hoje sabendo que só eh putaria em algumas ocasiões}kk. Orkut, e risos. E pra mim ?! ta mais do que suficiente. hsiahiahis bjs :*

Anônimo disse...

o formspring é muito chato se fizerem perguntas sérias! dá pra passar o tédio as vezes só...

mas nenhum desses novos sites vai superar o msn e o orkut, acho que só o twitter tem "o poder", não adianta.
beijo. :*

Campanha Volta mIRC disse...

Muito bacana o texto! :P

Aproveito para convidar a todos a conhecer a Campanha Volta mIRC! (http://voltamirc.web44.net)
e reviver os velhos tempos! :)

Postar um comentário