sábado, 4 de julho de 2009

As tão esperadas férias!

YUHUL. FÉRIAS!!!!!!!!!!

Ou não, no meu caso.
Vamos, porém, falar delas, né? Começo de julho, todo mundo saindo de férias. Galerinha mini saindo no meio de junho depois da apresentação da festa junina, galera aborrecente do ginásio saindo por volta do dia 20, galera do ensino médio até dia 30 e nós, estudantes de universidades federais (sim, pois as particulares fazem parte da categoria "galerinha mini"), só dia 10 de julho. As diferenças são nítidas no último dia de aula. A galerinha mini sai e vai jogar uma partida de futebol até 18h, porque como é o último dia de aula a mãe deixa seu garotinho até mais tarde na escola. Já a galera aborrecente deixa o último dia de aula e vai pra casa de algum amiguinho jogar vídeo game e ver filme, algo que naquela época era algo SUPER DA HORA, coisa de mendigar "só mais meia-hora, mãããããe" quando ela liga pra ir buscar. O pessoal do ensino médio já é mais criterioso. Último dia de aula eles (com excessão do pessoal do 3° ano e do cursinho) bolam um super churrasco no último dia de aula porque afinal eles não fazem nada da vida além de vadiar. Na real eles fazem churrasco pra tudo. O 'último dia de aula' é apenas mais uma desculpa. Pessoal do 3° e cursinho dormem. Simples assim. Eles não fazem isso há o que? 6 meses? Ter 30 dias pra dormir é um tesouro vindo das mãos do senhor Jesus. E pra finalizar, os universitários. Pra quem não sabe, final de semestre é o caos, seja pra qual curso for. Mil trabalhos, seminários e provas com matérias enormes. Agora pensa tudo isso dividido em 5 a 7 matérias. FUCK. É tenso. Depois de vadiar o semestre inteiro, é no final que se vê a cara de preocupado dos alunos, as olheiras, o stress e em último caso: alguém prestando atenção na aula. É aí que tá. Quando chega o último dia de aula e você se vê aprovado em todas as matérias do período é motivo pra tirar a roupa e correr pelado com seu amigo até o bar mais próximo, subir em cima da mesa e dançar uma lambada. Sério, é o dia que o bar lota, todo mundo bebe feliz, grita, dança, beija o próximo, faz sexo com a garçonete peluda, e tudo o que vier na cabeça de um universitário aliviado.


Após as distinções feitas, é válido lembrar que também há diferenças nas férias de todas essas categorias. A começar pela:


Galerinha mini: São as férias mais longas e mais fáceis. Quando a família viaja, o menino viaja e feliz. Quando tá em casa chama o primo, o amiguinho da rua, o vizinho, o mendigo criança, seja quem for, pra brincar na casa dele. Quando não há ninguém, é só ligar no discovery kids que o sorriso já volta pra boca dele. Brinca, brinca, brinca e depois apaga no sofá, todo sujo. Super benéfico pra uma mãe que não tem paciencia com filhos: não o vê o dia inteiro, e quando chega já tá pronto pra dormir.


Galera aborrecente: Acha que TV não é mais pra sua idade e reinvindica direitos: QUERO IR AO SHOPPING SÓ COM MEUS AMIGOS, MANHÊ! Ele se acha "O" foda quando tá no cinema só com seus amiguinhos ou quando anda pelo shopping sem ninguém falar pra onde ir. Tira foto na Tok Stok. Em todos os cômodos. E volta pra casa pra postar no fotolog dizendo "Dia perfeituh!". Esse é o ápice da liberdade pra eles.

Galera do Ensino-Médio: Tem churrasco na terça, quinta, e domingo. Saca aqueles churrascos que a única coisa que não se encontra é carne? Então. Cada dia é na casa de um amigo diferente que tem a área da churrasqueira do prédio liberada. Nos outros dias, rola ir em churrasco dos outros. "Um amigo que tem um amigo, amigo do irmão do cunhado tá fazendo um churrasco hoje que vai ter bebida. Vamo?" Tipo isso.

Galera do 3° ano e Cursinho: Dorme. E depois... dorme.


Universitários: A maioria - pelo menos aqueles que, assim como eu, estão estagiando - não tem férias. E é meio... frustrante, porque você se lembra das suas férias vagabundas de quando você fazia parte da "Galera do ensino médio" e agora você não pode viajar ou sair dia-de-semana porque trabalha no dia seguinte. No começo é desesperador. Pensa até em se demitir e correr pro abraço, mas depois, quando bota a cabeça no travesseiro, percebe-se que é um investimento pro futuro. Pelo menos foi assim que minha mãe conseguiu me convencer. Pronto, falei.


Independentemente da faixa etária e da categoria na qual você se encontra, saiba que as férias, mesmo indo somente ao shopping ou trabalhando é um momento pra se divertir. Então aproveite, descanse, farreie, mas tudo com a dica do ministério da saúde: Fumar faz mal a saúde/Beba com moderação/Esse medicamento é contra-indicado em suspeita de dengue/Se beber não dirija. Não ajam como se não houvesse o amanhã. Lembrem-se: daqui 30 dias você volta pra sua vidinha de sempre e tudo vira rotina novamente.

E você, faz parte de qual categoria de "férias"?

-------------------------------------------------------
----------------------------------------------------
• A temática "férias" foi sugerida pelo nosso leitor Henrique, vulgo Henriqueta, que cansado de morgar em suas férias tediosas me implorou sugeriu algo pra ler.
• A garota da
foto sensacional com a cabeça dentro da mochila é a nossa grande amiga Marina Scarpa em plena aula de biologia quando estava no 3° ano. Hoje, no cursinho, tenta passar na USP.
• Dê opiniões você também acerca das temáticas a serem abordadas em nosso blog mandando suas sugestões por twitter, orkut ou por email.


26 Comentários:

Pedro Lobato disse...

No critério da hierarquia me econtro atualmente nos "Universitários" como meus caros colegas do Risos. Faço Direito na UFPR (Yeah! Passei na Federal! Kiss my ***!) e já estou de férias desde o dia 28 de Junho. Sim meus amigos, de JUNHO! E minhas férias se prolongarão até dia 28 de Julho. Isso acontece porque meu curso é anual (É! É anual!)então a correria no meio do ano é um pouco menor. Mas de qualquer forma, minhas férias vão se resumir em: (já que ainda não faço estágio e nem trabalho. Enfoque para o "ainda") dormir, viajar, dormir, comer muito, dormir mais um pouquinho e fazer tudo o que não podia fazer durante o período de aulas. Porque não sei se vocês sabem, mas no curso de Direito nós lemos uma "jeba" de 300 páginas toda semana, no mínimo.

Mas é isso aí. Boas férias pra todos, porque todos merecemos. Menos da categoria Ensino-Médio para baixo. Vocês tem que estudar pra caral**!

Anônimo disse...

Assim como meu caro colega acima, também me encontro atualmente na categoria dos "universitários".Faço Publicidade e Propaganda na UFG (A minha tbm é Federal..Uoll)mas apesar do meu curso também ser anual, a correria é intensa,principalmente no final do semestre...um verdadeiro inferno, mas é isso ai mesmo, agora é contagem regressiva até o início das tão esperadas,desejadas e merecidas férias!

Débora disse...

Me encontro como 'Galera do Ensino-Médio' pode ter churrasco, mas são só 10 dias.
Sim, aqui no sul não são 30 dias e sim 10 :( FAAAAIL

Ciro Moraes disse...

Gostei do texto, mas tenho que admitir que tecnicamente não me enquadro em nenhum dos tópicos.

Faço Direito na UFBA (e ao contrário do pessoal, só tenho a dizer: Grande Bosta!) e estou de férias desde 25 de junho. JUNHO tbn! E só volto em Agosto. E meu curso é semestral. Grande correria de meio de ano. Horrível. Mas a sorte é que o São João é muito forte nessas bandas, então até os professores só pensam em tomar banhos de licor de tamarindo e ouvir todas as músicas da nata do forró durante o mês de junho e esquecem completamente todo o resto.

Minhas férias não vão ser só dormir. Ainda tem a net e falar da vida dos outros... Normal.

Queria ter churrasco na casa de amigos todos os dias, mesmo que a última coisa que visse fosse carne...

Bianca Morcelli disse...

Mandou bem no texto

Por mais que eu tenha 16 anos e esteja no Ensino Médio, eu me enquadro na categoria dos universitários.
Estudo em uma escola tecnica (FAETEC), cumprindo a carga horária de 7hrs até 18hrs de segunda a sexta (e por sorte não tenho aula aos sábados como as outras turmas) e ainda faço projetos aos sábados e domingos em um cursinho.
Que beleza! :D
Nunca vou a churrasco com os amigos, até porque eles estão comigo o dia inteiro.
Nossa única diversão é na hora do bandejão da escola, de fazer vaquinha para comprar a tão esperada Coca-Cola.
Não tenho tempo pra durmir e muito menos tirar foto na Tok Stok.

Só não perco as esperanças porque é um investimento pro futuro, como disse a sua mãe :D
abraço.

Gabriel Rezende Mota disse...

"O pessoal do ensino médio já é mais criterioso. Ultimo dia de aula eles (com excessão do pessoal do 3° ano e do cursinho) bolam um super churrasco no último dia de aula porque afinal eles não fazem nada da vida além de vadiar."

No meu 3º ano a gente continuava a fazer isso.

Guilherme Toscano disse...

"tirar a roupa e ir cavalgando no seu amigo até o bar mais próximo"

Putz! Pegou mal, hein...
Eu dormirei horrores essas férias, só pra recuperar esse fim de semestre maldito.

Engraçado uma pessoa anônima que comentou ali em cima que estuda... COM A GENTE. Tipo -q

Anônimo disse...

Sou do 1° ano do ensino médio e conto todos os segundos pra sair da escola por vários motivos: minha escola é um lixo, as pessoas são um lixo, os professores são um lixo, as máterias são um lixo. É como presente de todo esse lixo, somente vou ter 18 dias de férias (graças aos professores que entraram de greve),mas espero poder fazer muita coisa nesses 18 dias: DURMIIIII ! só isso que eu quero (:

Anônimo disse...

Grande maneira de dizer que já faz estágio mesmo sendo um mísero calouro que tampouco sabe.
Continua nessa, garotão.

Pedro Ascar disse...

Um grande abraço aos nossos leitores veteranos frustrados que não conseguem arrumar estágio e o calouro que "tampouco sabe" conseguiu no 1° período.

Carol Moreno disse...

Eu não tenho a idade certa, não é possivel, eu to mais para o 3° ano e Cursinho.

Anônimo disse...

Sou do 3ª ano e a última coisa que eu penso nessas férias é dormir. Não é ultima, claro que eu quero descansar. Mas tenho que aproveitar pelo menos esse tempo né? Dã

Anônimo disse...

Primeira vez que leio o blog.
Sou veterana tb. Quem descobre?

Já fiz/estou estagiando e sei o que é não ter férias. Paia. Mas, pelo menos o clima é diferente.
Em relação a esse debate calouro estagiando X veterano a toa é - muita - besteira.
Estagio só significa alguma coisa quando é MERECIDO e garante o mínimo de aprendizado ao estudante.
Não se critiquem. Ou melhor, façam críticas quando tiverem conhecimento de causa.
E aos donos do blog, cabem a vocês a responsabilidade de mater o nível da conversa.
Se receberem insultos, engulam e reflitam.
Ou deem respostas dígnas. E até tenho visto respostas muito mal-criada.

Bjs!

Anônimo disse...

até *agora

Anônimo disse...

Tb é a primeira vez que leio o blog. E sou veterana sim sr.

Achei os textos excessivamente longos.
O que não seria um problema se conseguíssem prender a atenção do início ao fim.
Minha crítica.

Bjs

metafisico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael disse...

Que delícia que é o Goiás, 1 mês inteirinho de férias... Aqui no Rio são só 15 dias, mas já dá pra relaxar!

Incrível como, não importa onde, os adolescentes do ensino fundamental andam pelo shopping e se divertem na Tok Stock; galera do ensino médio faz os por aqui chamados de Churralcool - além da figuração, giria local para quem anda sem rumo fazendo uma social -; e os universitários simplesmente não tem férias...

Mariana ♪ disse...

eu ri com o post. eu to na galera do churrasco \õ/ HSDHAIDSHDHDAI nunca é churrasco, e quando é, os dementes fazem churrasco no INVERNO e de NOITE. HDUAHIDID. muito bom Pedro ;}

Anônimo disse...

eu ri com o post. 2

não sei onde me encaixo... sou caloura, ainda não tenho nem idéia de estágio, ajudo meu pai direto na empresa dele, pretendo dormir muito e em nome de jésus farrear o máximo possível, he.

ana disse...

hahaha, ri demais... me encaixo na galera que vai dormir e dormir, pq não faz isso a 6 meses =/
muito booom!

Roberta disse...

Eu me encaixo imperfeitamente na galera do ensino médio. Tenho apenas duas semanas de férias mas ao contrário do que você disse, nenhum dia de churrasco! asihasoasi Pelo menos não pra mim... Me identifico mais com a galera do 3° ano, mas só ano que vem pra ser verdade. D: E pra ser sincera, pelo menos aonde eu estudo é o contrário. O terceiro ano que é a galera do churrasco, o primeiro parece que não saiu do fundamental porque acham que diversão é ir pro shopping. E o segundo, minha sala, só dorme. Literalmente. Não precisa ter férias pra isso. aihsoaisaio

Mas enfim, adorei o post! :D

Unknown disse...

aioeuaahiueaiehaoih só queria entender porque minha sede de festa e churrasco não passou ainda, dormir que nada. =D

Beto disse...

Faço parte dos Recém-Formados (nem tão recém assim mais).
Agora é aquela coisa de tentar um salário melhor, emprego melhor (já que na p***a do estágio o salário era ruim) e por aí vai... Ou seja, férias, isso nem existe mais...

Começam as férias, que antes eram duas vezes ao ano, agora só uma, onde vc recebe junto um 13º pra cobrir a conta no banco, os cartões de crédito e os presentes dos malas dos seus parentes. Nisso voltam todos os seus amigos que ainda fazem faculdade (por algum motivo) e querem curtir todos os dias, todas as festas, e vc nem pode, pq tem q acordar cedo pro trabalho e dar conta do serviço pra tentar uma promoção... Pior que essa vontade que agente fica de festar é só o fato de que as aulas nas federais e particulares nunca bate, o que faz com que vc sofra mais do que apenas 30 dias de férias (ou algo parecido) com as férias de ambos amigos.

Férias de verdade só em algum mês tipo agosto, setembro, maio... Onde ninguém ta de férias, e c vc for viajar, tem que ir sozinho (Ôh programão eihn?)

Eh vidinha! Essa mega-sena que não acumula logo e sai pra mim! shaushausa

Abraço!

Ana Carolina disse...

Sou da galera do cursinho = não passei pra federal no 3° ano e me fudi. (:

não tenho férias, só estudo, não durmo bem desde o começo do ano passado e pra completar ainda tenho um irmão pequeno que tem uma mãe desnaturada (minha madrasta +o( ) que deixa ele comigo o dia inteiro pra ir na rua fazer não sei o quê. são mais mãe dele do que ela. (respira fundo)

QUERO FÉRIAS, nem que seja pra ir pro estágio.
pronto, falei.
=/

adorei o texto. beijos.
@CarolinaMourao

Lissa disse...

sou 1°ano mas só quero dormi, dormi, dormi...
imagina quando eu tiver no 3°...

@jufromhell disse...

zeeeeetih, super me identifiquei com o "universitário" :D o bom é que agora pelo menos tenho dinheiro pra passar tardes e tardes no shopping comprando e comendo os combos mais gordurentos que tiver!

Postar um comentário