quinta-feira, 9 de julho de 2009

Amizades Virtuais.

A internet é um mundo maravilhoso onde, além de você poder fingir que não é um nerd, gordo e feio, você ainda tem milhares de amigos em potencial. E esse potencial é altamente utilizado por muita gente! E cara, tem gente que ainda cria um personagem para ficar amigo de outro personagem criado por outra pessoa! Dobrando mais ainda o número de pessoas que podem ser seu amigo! Tipo, você pode ter um milhão de amigos e bem mais forte querer cantar e ainda assim estar sozinho em casa no seu computador.
Hoje em dia esse negócio de amigo meio que banalizou. Todo mundo é amigo de todo mundo, você aceita qualquer um no seu orkut (não o Pedro Vítor, ele não aceita ninguém) e quando você tá vendo a pessoa já tá te mandando depoimentos falando que te ama e você nunca nem viu a pessoa.
Agora falarei de cinco maneiras que você, com certeza, não vai conseguir um amigo de verdade:

1 - Total desconhecido te adiciona no Orkut: O cara não te conhece, nunca ouviu falar de você e provavelmente não tem nada a ver com você. Ele te adicionou para ter aumentar o seu número de amigos e isso NUNCA (leiam de novo, djovens: NUNCA) é um bom jeito de fazer amizades. Se o cara te trata como um número desde o começo, ele não vai te dar a atenção merecida, uma conversa sem compromisso ou a confiança que se espera de um amigo. Fuja dessa pessoa.
Ah, legal, você conversa com um garoto alemão no msn. Ou melhor, você tem um namorado austríaco no msn. Ó, apesar de eu achar a relação de vocês muito legal, saiba que essa pessoa tem uma vida completamente independente de você e que a amizade de vocês não passa de um excentricidade. Você conta vantagem para seus "amigos reais" falando que tem um amigo sri lankense e ele conta vantagem para os amigos dele falando que tem um amigo brasileiro.
3 - Criando um fake e participando de um mundo fake: Ok, esse é um dos mais absurdos. Você não é aquela pessoa e seus amigos também não são aqueles amigos. O seu personagem tem uma namorada que também é personagem de alguém e quem tem familiares que são personagens de outras pessoas, e pior! Vocês fazem festas virtuais onde só vão pessoas que são personagens de outras pessoas. Aquele lá nem é você...
4 - Participando de uma Quest em WOW: Parabéns, paladino, você conseguiu juntar os 4 melhores avatares do seu servidor e vocês conseguem completar todas as aventuras existentes. Você passa 2/3 do seu dia com eles, mas suas conversas se resumem a planejar estratégias para vencer o Monstro do Espaguete Voador. (todos sabemos que você não pode enfrentar o Monstro do Espaguete Voador). Você passa seu dia com 4 sujeitos que você mal sabe onde moram.
5 - Em um bate-papo da UOL: Se conforme, aquela menina simpática da Amazônia que te dá moral e até te mandou a foto, provavelmente é um cara de 40 anos que não se diverte mais com sua esposa.

Sei que às vezes você se identifica realmente com alguém e passa horas conversando durante dias. Mas será que realmente não tem ninguém "de verdade" em que você se identifique? Esses amigos virtuais são bem mais fáceis de encarar, já que você escolhe exatamente cada defeito que você quer expor mas acaba abrindo mão de algo que eu acho essencial em uma amizade: o abraço (nada contra quem tem amizades virtuais, inclusive um ({) pro pessoal da #TANTS). Cara, como alguém consegue ter uma amizade tão profunda sem ter esse toque. Acabo pensando que a amizade fica por alto.
Então, meus djovens, dêem valor aos seus colegas de sala, ao pessoal do seu prédio, aquela amiga da sua amiga, eles podem ter muito mais em comum com você do que uma pessoa na internet e ainda estarão lá para te dar um abraço quando você precisar.


____________________________________________________
Este post foi sugerido em uma pesquisa de campo feita por mim, Pedro Lobato (grande colaborador do Risos.) e por @CarolMoreno (nossa mais fiel seguidora). Detalhe, nós fomos até o bate papo da UOL pra isso.

Ah, e eu tenho grandes amigos virtuais.

Só mais uma coisa, pra quem não viu o link perdido, vou mandar de novo.

15 Comentários:

Gabriel Rezende Mota disse...

"5 - Em um bate-papo da UOL: Se conforme, aquela menina simpática da Amazônia que te dá moral e até te mandou a foto, provavelmente é um cara de 40 anos que não se diverte mais com sua esposa."

É bem isso. Ahahahaha!!!
Medonho!

Anônimo disse...

Acho que o fato de eu só adicionar os meus amigos MESMO tá no que você escreveu no número 1. Não suporto a idéia das pessoas que querem somente número. Sim, voce pode conhecer uma pessoa de Rondônia hoje super da hora. Ver que se identificaram, e que são alma gêmea. Melhor amigos. Mas tudo banaliza depois, e voce nunca mais vai ter uma conversa bacana como aquela de antes, e opa, você já adicionou ela no orkut como AMIGO. Será? Um dia, uma semana, algo virtual, é suficiente? Eu acho que não. Tenho milhões de conhecidos por aí, que eu até gosto bastante, mas amigos mesmo são aqueles estão lá.

(gabi e toshka no heart HAHAHAHAH)

Anônimo disse...

Eu tenho uma amga virtual, mas não começou como o item 1. Começamos a conversar pelo orkut e sempre.. Não digo que ela é uma BFF pelo fato de não conhece-la pessoalmente nem nada, mas acredito que pode acontecer amizades virtuais virarem reais. eu também não aceito qualquer um no meu orkut.. de todos os meus amigos do orkut, 4 pessoas eu não conheço, mas tenho um certo 'contato' .

Beto disse...

Axo que eu sou como o Pedro Vítor... Só add conhecidos... Fakes, suspeitos de fakes, gente da Bahia ou de outro estado qualquer que eu nunca vi (e nem vou) na minha vida e outros nem pensar...

As vezes, add alguns nem tão conhecidos assim (tipo aquelas gatinhas que agente viu na rua ou na balada, dai add pra poder conversar melhor e ver se vira alguma coisa). hehehehe

Axo esse trem de orkut e de add todo mundo mt modernidade pra mim. sahushausa ;P

Guilherme Toscano disse...

O que você tem contra pessoas da Bahia, Beto?

Leandro P. disse...

(nada contra quem tem amizades virtuais, inclusive um ({) pro pessoal da #TANTS). < Puta merda, to rindo disso até agora. AHAHAHAHAHA. Ótimo texto, vey, merece ser twittado.

fabianne falcao disse...

pô cara, essa parada de amizade virtual é foda !!
a pessoa as vezes nem é como voce pensa, aquela menina maravilhosa super hoot, ou aquele garoto saradão com sorriso de comercial da colgate são puro photoshop, isso se nao for fake, ... medã :DD bjs pro toscano, :*

Ludy Tavares disse...

pô cara, essa parada de amizade virtual é foda !!
a pessoa as vezes nem é como voce pensa, aquela menina maravilhosa super hoot, ou aquele garoto saradão com sorriso de comercial da colgate são puro photoshop, isso se nao for fake, ... medã :DD [2]
HAISUDHIUADHIUASDHASUIIUSAHDIUASD, linkei vocês ^^ bjs pra todos :* e véy qsetáfalan *-*

José Abrão disse...

cara, da 3 pra baixo são as melhores!

CarolMoreno disse...

Obviamente, eu tenho que comentar!

As vezes essas amizades virtuais são boas, quer dizer, uma boa parte das pessoas quer conhecer voc pela sua aparencia, pelas pessoas com quem voc anda ou pelo que voc tem e os amigos virtuais querem conhecer voc pelos seus gostos e algumas dessas amizades podem até virar uma amizade fora do computador. Mais é logico que eu não trocaria por nada o abraço e o carinho dos meus melhores amigos que estão perto de mim :)

Unknown disse...

Pô, Toscano, nosso abraço negão veio qndo a gente ainda era amigo virtual, tá tirando? aehiohea

Beto disse...

Nada... Mas é que eu não conheço absolutamente ninguém de la. Dai quando add, ja sei que não conheço. Igual gente da Amazonia, Acre, Rio Grande do Sul, Paraguay (?!?!?!?!). kkk

Parabéns pelo blog, ta mt bom!

Abraço!

Pedro Lobato disse...

O post ficou muito bom. E só tenho uma coisa a declarar: tive que me submeter ao famigerado Bate Papo UOL com Carol Moreno e Guilherme Toscano depois de DÉCADAS sem acessar aquela bagaça. A situação mais constrangedora foi quando um cara tentou me aliciar via bate papo.

Nada contra quem gosta de aliciar os outros em bate papos, um abraço pra quem faz isso. Só não façam EM MIM!

Anônimo disse...

"Nada contra quem gosta de aliciar os outros em bate papos, um abraço pra quem faz isso. Só não façam EM MIM!" HEOIUHEUH rachei

eu sou da amazonia beijos

o pior de tudo é quando a pessoa insiste! mesmo que você só a conheça porque ela era da turma do seu irmão na 4ª série, mas ela lembra de você e te quer como AMIGO no kukut.

Anônimo disse...

é só procurar não se envolver .. conheço muitos que morre pelo cara que nunca nem viu na vida , enfim ..a pessoa pode ser legal com vs na telinha só que por tras dela não sabemos ao certo que tipo de pessoa estamos lidando.

Postar um comentário