quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Adultos, mitos e verdades de ser um.

Bem, vocês já me conhecem e sabem que eu não entendo muito bem as modinhas dessa nova juventude. Mas relaxem, o que tenho pra escrever hoje se encaixa mais em uma dica, uma reflexão. Uma reflexão pra todos os jovens que ficam reclamando liberdade e privacidade para seus pais.
Sabe aquela idade onde você odeia seu pai porque ele quer saber com quem você anda saindo? Sabe quando você não quer nem ver sua mãe porque ela fica falando toda hora que não vai te deixar em paz até você parar de querer desafiá-la? Aí você xinga até a terceira geração da sua família, se tranca no quarto e entra na internet pra desabafar pro seu amigo. "Pô, meus pais são muito chatos, não aguento mais eles no meu pé o dia todo".
Pois bem, vamos por partes. Eu, como o mais velho desse blog, cujo pé está quase dentro da fase adulta, resolvi compartilhar com vocês os desdobramentos desse momento que, convenhamos, todos nós passamos.
Olha, sei bem como é ficar irritado porque o mundo te trata como adolescente mas, oi! Vocês são adolescentes, jovens no máximo. Apesar de dizerem ter uma idade certa pra cada fase, pra mim é adolescente quem nem chegou aos 15 ainda, e jovem os que têm média de uns 20 anos, até porque uns crescem mais rápido que os outros. E nem estou falando de crescimento físico, ok?
"Quando crescer, quero brincar em teclas gigantes de piano"
Vocês ficam aí, querendo ser adultos logo para poderem fazer tudo aquilo que julgam ser "legal", "maneiro", "dahora". Vem comigo, vocês têm essa pressa toda pra quê? Sabe, vai brincar na rua, vai jogar videogame, vai ver Crepúsculo no cinema, sai pra baladinhas, paquera, sei lá. MAS FAÇAM O QUE ADOLESCENTES E JOVENS TÊM QUE FAZER, PÉLAMOR. Esqueçam um pouco essa onda de "quero ser grande". Vocês vão sentir falta disso quando chegarem de fato a ser um.
Vocês acham que é divertido ter vinte e dois anos? Sim, é. E cá estou eu, quase terminando a faculdade, morando fora, tendo que lidar com contas, dinheiros que não mais significam farra, estudos, busca de estágio... Não tem nada diferente em ser adulto. Você só se torna uma pessoa com mais obrigações e responsabilidade. Coisas que vocês não aguentariam lidar com esses quinze anos nas costas sem reclamar dois dias depois que tudo está chato demais.
Daí você vê que sua adolescência passou e você nem sentiu. Passa a ter saudade da turma do colégio, visita aqueles amigos antigos, uns estão fora e voltam pra te dar oi, outros já viraram pais. E quando você descobre que um dos seus amigos já tem filho pra cuidar, meio que a ficha cai e você vê que não está mais no mesmo lugar de antes.
Ser adulto é quando suas preocupações deixam de ser MTV, internet como entretenimento e bandas coloridas de sucesso e passam a ser jornais, notícias, internet como trabalho (no meu caso) e um futuro bem próximo para ser administrado.
Daí se a responsabilidade ainda não havia batido na sua cabeça, ela bate. Você não é o mesmo, você se preocupa mais com o seu bem-estar do que com os seus amigos. Aliás, você nem terá tanto tempo mais pra eles, porque eles cresceram também e compartilham com as mesmas individualidades e liberdades que você.
Você cresce e vê que essa tal liberdade nada mais é do que a obrigação de provar que você é alguém, que cresceu e não quer ser um fracassado e pra isso precisa lutar. Muito. Resolver problemas que nunca havia pensado resolver. Vejam meu caso, em 2008 me mudei pra Goiânia, sozinho, sem ninguém por perto. Dias atrás meu pai confessou que ficou com o coração muito apertado quando saí pela primeira vez para ir à Faculdade de ônibus. Eles estavam saindo de Goiânia depois de me ajudarem na minha instalação aqui e me contou depois que via o medo nos meus olhos, meu nervosismo, coisa que ele nunca tinha visto em mim. De fato, eu morria de medo de pegar ônibus errado, perder aula, ir parar lá do outro lado da cidade, em um terminal de ônibus com gente feia e estranha. No primeiro mês o fio da rede elétrica estourou. A imobiliária tirou o corpo fora e tive que correr atrás de conserto.Coisa que antes era seu pai que fazia. Eu já fui parar do outro lado da cidade por pegar ônibus errado, à noite. E enquanto você nesse caso ligaria para sua mãe ir te buscar de carro eu parei, sentei, perguntei e voltei sozinho, sem medo algum.
"Oi, çol ezecutivo!" :)
São pequenas coisas que aos poucos vão te transformando naquilo que eles definem como "conhecedor do mundo", são atos e momentos que te colocam sozinho para resolver coisas que você tem que resolver. Sozinho. E você vê que essa coisa de adulto não tem nada de beleza, é uma fase qualquer.
Portanto, jovens, vivam essa idade que vocês têm, não tentem adiantar a vida porque mais cedo ou mais tarde ela vai chegar. E no momento certo você perceberá isso. Então, das duas, uma: ou você vai reclamar que não viveu bem a adolescência ou vai simplesmente abraçar a fase adulta e esquecer que um dia quis envelhecer mais rápido.

Só pra constar, ser gente grande cheio de responsabilidades é ótimo mesmo, só não é tudo isso que vocês esperam. Não pensem que vão parar no meio da rua aos 30 anos, levantar os braços pro céu e dizer "era tudo o que eu queria quinze anos atrás!!"

10 Comentários:

Guilherme Toscano disse...

Não sei se estou pronto para a vida adulta. Estou aqui evitando ao máximo começar a estagiar, sempre criando mil empecilhos pra isso. Damn it, man. Ter consciência disso nem é maneiro.

Naisa Nayane disse...

Eu confesso que não via a hora de ter 18 anos, até que minha irmã fez e eu não vi graça NENHUMA ! Hoje estou no auge dos meus 15 anos e feliz, por incrível que pareça não vejo mais a hora de chegar os 18, nem de terminar a faculdade, morar sozinha, e tudo mais.. Todas essas vontades 'adultas' passaram. Sabe aquela coisa clichê 'deixe acontecer naturalmente' que muitos odeiam ? Então, estou deixando isso acontecer, curtir cada momento.

Bruno Rodrigues disse...

Crescer dá medo.

TotallyCandy disse...

Eu já quis crescer.
Cresci, saí de casa... e me arrependi.
Voltei pra casa e não estou pronta pra sair ainda.
A idade chegou, a hora certa bateu na minha porta mas meu psicológico ainda me diz q eu não estou pronta pra sair do ninho.
Responsibilidade sucks. Não acordar cedo pra ir pra escola/facul e sim pra trabalhar SUCKS.
Mas ... a vida continua. =)

Thaís Coelho disse...

Sabe o que eu mais queria era crescer. mas só pra ter minha carteira de motorista, mas nesses últimos anos o que eu menos penso é em crescer e deixar de ser adolescente. Eu sempre digo pras pessoas que eu ainda sou criança, e acho que é isso que sou mesmo, não tenho mais nenhuma vontade de ser adulta e muito menos ser aquelas pessoas que querem ser adultas antes do tempo, isso é ridículo. Eu não tenho pressa. =)

Anônimo disse...

Que post grande. Parei de ler nas primeiras 25 páginas. =P

Tatiane disse...

acredito que querem crescer rápido pra poder dirigir enquanto enxe a bunda de álcool.

IsaPriore disse...

Sou uma adolescênte de 14 anos que está bem na fase que vive e ama a escola, não quero sair dela nunca -nn LÇKSDLFLKÇS mas eu a amo mesmo ._.'
Essa pressão toda de estudar, vestibular, faculdade... Depois disso, primeiro emprego, é tudo mt complicado no4

Cah´s disse...

Nossa falou tudo, me lembro como se fosse ontem quando eu tinha 14/15 anos eu odiava minha vida a escola, brigava com meus pais todos os dias, falando que não via a hora de fazer 18 anos pra sair de casa e ter minha vida...muita gente me falava que ter 18 anos não era o que eu imaginava e eu queria matar as pessoas que diziam isso...pois é, os 18 chegaram e eu mau pisquei meus olhos os 20 chegaram O.O...e aquela fase que eu passei reclamando é a fase que mais tenho saudade, até doi o coração lembrar o quão burraeu fui....mas bola pra frentee néééé!
adoro o blog sempre que me sobra um tempo eu venho dar uma espiadinha..
beijo pra tds!

Anônimo disse...

Comigo acontece diferente.

Eu sempre quis ser adulto, porém, nunca fui muito de brigar com os meus pais. Sempre fui um cara tranquilo, estudioso e tal.

Mas agora que cheguei aos 21 anos e faço faculdade, trabalho, tenho algumas contas, perdi contato com a maioria dos amigos do colégio; Eu olho pra trás e me arrependo de ter levado minha adolescencia com tanta seriedade.

Infelizmente isso está me prejudicando, pois me faz ter vontade de aproveitar, agora na idade adulta, o que era pra eu ter aproveitado na adolescência.

Dá vontade de pegar um cinema, ir pra praia em um dia de semana a tarde, ir pra baladinhas matinê, chegar em varias meninas...Coisas que não fiz quando estava na idade certa.

Devido a essa vontade de fazer o que não fiz, já larguei 2 empregos, porém com o tempo vejo a necessidade de ter dinheiro pra pagar minhas coisas, ja que meu pai não banca mais, e então eu tenho que cair na real que a minha fase de aproveitar passou e que o tempo perdido não vai voltar.

Isso me deixa profundamente triste.

Postar um comentário