quinta-feira, 15 de abril de 2010

Revolução Socialista

Hoje, voltando para faculdade, encontrei uma amiga que há um tempo não conversava. Ao me perguntar se estava gostando de seu curso e como estava a vida descubro que ela se transformou em uma Jovem Revolucionária engajada em mil movimentos que pregam que o Capitalismo é coisa do Capiroto e que a solução é colocar as pernas na rua e implantar uma Nação Socialista. Nada contra marxistas revolucionários (inclusive um abraço pra galera do #FORASARNEY), eu só num acho que é assim que vamos resolver as coisas, saindo nas ruas e quebrando tudo. Vocês, leitores reacionários, tem todo o direito de me chamar de conformista e de reclamar que é por isso que a juventude não vai pra frente (principalmente vocês leitores ligeiramente mais velhos que tem todo o direito do mundo de lembrar do seu passado de cara pintada nas ruas de Brasília), mas que fique bem claro que não estou falando que aqui que tá perfeito do jeito que tá. Também quero deixar bem claro que nunca fiz um estudo aprofundado no assunto e que só estou passando minha opinião aqui.
Pensem comigo: pretendo trabalhar no ramo da propaganda e, amigos, é a propaganda que move o sistema. A gente ganha dinheiro pra fazer os outros ganharem dinheiro. Pior que a gente só a galera das Bolsas de Valores que fazem isso com muito mais dinheiro que a gente. Se eu fosse lutar contra o sistema, estaria estupidamente atirando contra minhas próprias pernas, mas isso não significa que eu não ache que o mundo pode mudar!
Aí um grupo de 200 (ou exagerando MUITO, 20 mil) pessoas, se juntam e acham que assim vão conseguir destituir o governo? Te falar que o pessoal da UFG parou o terminal pra reclamar do preço do ônibus e tudo que conseguiram foi que o MEU ônibus começasse a demorar mais ainda do que eles demoravam. Outra galera se juntou pra reclamar do preço do Bandejão, o preço se manteve, mas agora temos direito a uma laranja com casca (se vira pra descascar naquelas faquinhas de plástico) e um suco de caju altamente diluído.
Nos países em que o Socialismo foi implantado (mesmo que porcamente), o resultado não foi nada bacana. Não deu pra colocar direitos iguais pra todo mundo e o que observamos foi uma classe política dominante se dando bem. O motivo apresentado foi que teve erro humano na realização e que os lugares não tinham estrutura. Aí você pensa, se a revolução acontecer AMANHÃ, as pessoas que assumiriam os cargos de poder estariam preparadas? E o país tem estrutura pra equalizar a situação de todos os proletariados e intelectuais?
Acredito que o Capitalismo tem seus defeitos, assim como o Socialismo também tem. Se for pra ficar prometendo revolução, que façam a revolução logo, porque se der bobeira surge um terceiro sistema e passa a perna.

10 Comentários:

Unknown disse...

Sou completamente contra o socialismo!! imaginou um país onde tudo é igual ou proporcional pra cada habitante?? ou pior, você não pode ter nada além do que o permitido (tipo aquele carro do ano mó féra, sem chance!). Claro que o capitalismo não é perfeito, mas isso vai de quem à executa, como o Toscano disse tem seu lado ruim. mas que podem ser consertados.

VIVA O CAPITALISMO!!! VIIVA!!


Beijo galera ^^

José Abrão disse...

cara, concordo plenamente. O que eu já fui xingado e tive que aguentar blá-blá-blá de pseudointelecutal de merda e comunista toddynho por causa disso, você não acredita. E eu vejo muito isso na faculdade agora, de fato. Tem muita gente legal lá e tal, mas tem muito babaca também. Eu concordo plenamente com você, e acho que as coisas são feitas em etapas. O Capitalismo e principalmente o Neo-liberalismo de hoje é um "dog eat dog" dos Infernos, PORÉM, creio que medidas sociais e mais presença do Estado nesses setores podem ajudar e muito a amenizar o capetismo do Capitalismo, como na época do Welfare State da Europa. Sei lá, isso é só uma ideia, pois o fato mesmo é que simplesmente sair por aí pregando de forma xiita a Revolução - ou até mesmo fazendo-a - não vai, de forma alguma, melhorar as coisas da noite pro dia.

lucianapontes disse...

Eu acho que, independentemente do tipo de política implantada, o que vale é medir o bom senso de cada pessoa. O comunismo daria certo se não houvesse (sempre) um contrabando ou algo por debaixo dos panos. O socialismo já é mais light, como um capitalismo que imagina ajudar à todos (que seria o mais apropriado, se não resolvessem matar ou ameaçar todos os políticos que pensam mais no povo). O capitalismo, eu diria, deu certo. O capitalismo é isso que vivemos (o que não foge muito das classes sociais de antes de cristo): Poucas pessoas bem ricas, algumas pessoas ricas (tendo-se em vista que para ser rico basta-se ganhar 50 mil reais por mês - é muito, mas não é tanto), pessoas de classe média-alta, pessoas de classe média (maioria), pessoas de classe média-baixa, pessoas pobres e pessoas muito pobres... O que mais se quer do capitalismo? Aqui se compra e se vende, e esse é o círculo do dinheiro... Quanto ao texto, acho que não é bem pela política que devemos começar a pensar. Devemos pensar no "fazer o bem", onde quer que estejamos e como que que seja nossa política... Passemos a tentar mudar o egoísmo larápio padrão do capitalismo que existe em cada pessoa. E se não pudermos mudar o pensamento dos velhos, tentemos os novos...
Bom, essa é só minha elementar opinião. :)

Gabriel Rezende Mota disse...

Sou a favor do sistema.

Pedro Ascar disse...

Sou revolucionário de sofá. Beigos.

Leandro P. disse...

Anarquismo. Vamos todos virar piratas, yar yar

V.E disse...

Não vejo possibilidade do socialismo ser aplicado como na teoria. Então, fiquemos com o que já temos! ;)

Sara disse...

acho o ideal socialista bonito, porem utopico, invariavelmente, em algum momento alguem não muito escrupuloso chegaria ao poder e ferraria com a vida de todo mundo(União Soviética, oie)

IsaPriore disse...

Se ela é tão preocupada com o país,d everia saber que o Socialismo tem uma ideia de igualdade bonita, mas n tem como. O mundo n foi criado pra sermos todos iguais, somos diferentes, cada um com seus dons, ideias e evolução mais avançada ou.. não rs. O páis não está preparado pra isso, e sinceramente, NENHUM LUGAR DO MUNDO ESTÁ! O socialismo n deve ser implantado e sim o capitalismo melhorado é a solução.
Melhor eu parar por aqui antes que faça um texto ou discurso explicando minhas ideias e pontos de vista iguyal faço na aula de Geografia G_G
bjvaleu haha

IsaPriore disse...

ah s, e um país IGUAL n vai pra frente, só fale :D nação #fail q

VIVA O CAPITALISMO!!! VIIVA!! +1

Postar um comentário