sexta-feira, 23 de julho de 2010

Famosos no Twitter

Todos tem o direito de ter um twitter. Não sou daqueles que se revoltam com a inclusão digital provida pelo Computador do Milhão e pela internet popular do Lula. Então, se até o pessoal lá no Morro do Mendanha (exemplo meramente ilustrativo, nem tenho certeza de onde fica o tal Morro do Mendanha) pode ir lá na lan house e criar seu twitter, por que os atores, cantores e ex-bbbs não poderiam ter seu perfil enquanto ficam lá em suas mansões fumando charutos cubanos?
O twitter dos famosos além de servir pra eles procrastinarem o tempo também serve para aproximar os fãs de seus ídolos e isso, meus jovens amigos, é perigosíssimo! Os artistas não estão acostumados a lidar com o público de forma tão direta e se eles simplesmente começam a agir e falar o que pensam, isso pode não ser tão bom pra sua carreira. Como bem apontou Fracis Leech em seu videolog "Felipe Neto vs Fiuk" quando o sujeito fica famoso, ele deixa de ser uma pessoa e começa a ser uma instituição. A pessoa e o artista precisam ser duas pessoas diferentes (mais ou menos como a Hannah Montana) e quando você mostra a pessoa aos admiradores do artista, encantos podem se quebrar. A pessoa as vezes ESCREVE DE UM JEITINHO DIFERENTE ou cheio de erros de português, tem opiniões polêmicas, faz um comentário maldoso, tudo isso são coisas que os fãs não esperam do artista. A visão idealizada que os fãs tem é quebrada quando o artista se preza a mostrar um pouco de sua intimidade (intimidade crua, não aquela montada e editada das visitas da Angélica na casa de alguém).
Os fãs também não sabem muito bem lidar com essa intimidade. Eles querem mais, querem um pouco de atenção, querem se tornar amigos de verdade do artista. A resposta está ali a dois cliques do artista e o fã quer sua atenção pessoal nem que seja por 30 segundos. Um reply é comemorado como um troféu, favoritado, dado print screen e postado no fotolog.
Apesar de entender que o twitter é algo pessoal, acredito que alguns artistas deveriam abrir mão disso e deixar que seu agente/empresário tome conta de seu perfil e postar somente o necessário. Alguns por imaturidade, outros por falta de intimidade com tecnologias, mas o fato é que poucos artistas realmente entenderam como usar o twitter a seu favor. O que mais se vê são subcelebridades se afundando na falta de alguém para pensar por elas ou pra ao menos editar o que elas falam para que elas sejam interessantes. E qual a qualidade e relevância desses fãs? Eles são massa o suficiente para estabelecer um Trending Topic Mundial mas não conseguem refletir um pouco sobre o propósito disso, porque no final, colocar Restart, Lady Gaga ou Fiuk na lista de assuntos mais comentados do Brasil tem sempre o mesmo resultado: nenhum. Não adianta ser o assunto mais comentado se não há conteúdo.

8 Comentários:

Thaís Coelho disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito bom, concordo.

Gabriel Rezende Mota disse...

Pior é político com Twitter.
E tenho dito.

Leticia. disse...

- "Não adianta ser o assunto mais comentado se não há conteúdo."
- Pior é político com Twitter.

Concordo totalmente. Muito bom, parabéns.

Unknown disse...

Falô tuudo!

José Abrão disse...

concordo plenamente! E no twitter acontece dos doi: tanto fã babaca reagindo de forma religiosa aos seus ídolos - ou a quem o ataca e ídolos que falam abobrinha e causam problemas pra si.

Naisa Nayane disse...

Fãs falando 'me dá oi 1547' realmente é podre ! Fale algo interessante, assim terá mais chances.
-
"Não adianta ser o assunto mais comentado se não há conteúdo." Falou tudo.

Tamara disse...

Toscanoooooooo manda um beijo pra mim lá no twitter, poor favooor *-* .. >.<''

Não tem coisa pior que fã implorando por um "oi" ou um "beijo".. qualquer coisa! '¬¬
HASUhuHUSHuhshHSHUhshHShsHS

Gostei dessa sua visão do que anda acontecendo sobre Fiuk/fãs X FelipeNeto/fiukar, etc.

"Não adianta ser o assunto mais comentado se não há conteúdo." Falou tudo. [2]

Aline Vieira disse...

"colocar Restart, Lady Gaga ou Fiuk na lista de assuntos mais comentados do Brasil tem sempre o mesmo resultado: nenhum"

Muito bom o texto, mas poderia substituir Lady Gaga por Justin Bieber ;*

Postar um comentário