segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Atividade Paranormal (Paranormal Activity) [1/2]

O bafafá, as conversas, comentários, críticas e gritos estão todos voltados para o filme do momento. Você já deve ter ouvido falar sobre o longa que trata de uma história verídica, sobre fantasmas e/ou espíritos e o mais especial de tudo: é aterrorizante! Estamos falando sobre "Atividade Paranormal", obra que chegou às telonas brasileiras por volta do dia 4 de dezembro através de pedidos que as pessoas faziam depois de terem sido bombardeadas das sensações que esse filme poderia te causar.

O QUE ACONTECE ENQUANTO VOCÊ DORME?

O filme é dirigido pelo iniciante israelense Oren Peli. O cara é um programador de games, mas resolveu pagar de cineasta depois que mudou de casa e começou a se borrar de medo de algumas coisas bem estúpidas começavam a acontecer. Dizem as más línguas que o nerd teve a sacada depois que um detergente caiu da bancada no meio da noite. Parem com essa cara de "Mentira!" que vocês estão. Vai falar que um detergente não é um motivo mais que suficiente pra se faturar 10 mil vezes mais do que se tinha antes? Do que eu estou falando? O feladaputa felizardo gravou uma "amostra" com dois amigos inexperientes (isso responde a pergunta de que o filme NÃO É BASEADO EM FATOS REAIS) em sua própria casa desenbolsando nada mais, nada menos, que 11 mil dolares. O fato é que o longa ganhou 8754 milhões de premiações de festivais independentes por aí até que uma cópia caiu na mão do boss Spielberg. Mais fofocas vazaram, e dessa vez o diretor de Guerra dos Mundos (e mais uma dúzia de outros filmes com o mesmo atrativo: efeitos especiais) foi a vítima de um boato de que não conseguiu ver o filme de uma vez só. O velho teve que esperar o dia amanhecer pra terminar, avaliar e perceber que tinha um tesouro em suas mãos.

Contatou o níuba (nenas, noob ou pros mal-entendedores: iniciante) e perguntou se ele tava preparado pra ganhar uma bolada. O cara não entendeu não, mas aceitou, afinal a proposta vinha do Steven Spierlberg, e não de qualquer Roberto Justus da vida que pode te demitir na semana seguinte. O admirado diretor encheu tanto o saco da Paramount pra fazer a distribuição do filme que o outro boss disse: PORRA, "STEEV", BELEZA ENTÃO, MAS É SÓ PORQUE VOCÊ PEDIU. Acabou que a Paramount fez um acordo com o iraquiano (ou qualquer nacionalidade daquela área de explosões lá) que se o longa tivesse 'X' views e 'X' pedidos, ela distribuiria. O fato foi que o filme foi assistido, em uma proporção de, 10X views e 1000X pedidos. Conclusão: Mais de 2 mil salas foram honradas com o filme tão comentado e o mesmo atingiu uma marca de 107 MILHÕES (!!!) de dolares (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!), superando sua matriz de fórmula "A Bruxa de Blair" e superando visitas inclusive de "Jogos Mortais 6". Pode falar, detergente mais bem pago DO MUNDO!
(Na real, galera, por que o Spielberg nunca se interessou por um filme que ensinasse as expressões do momento?)

Eu não vou demandar aqui na história porque eu jamais estragaria a tensão que qualquer um teria ao ver aquilo sem nenhum tipo de spoiler. Há tempos que um filme não era só bafafá trazido pelo 'marketing' (REC/Quarentena ou Cloverfield) e sim algo realmente surpreendente. Acho que desde de "O Exorcista" e/ou "Os outros" que a temática não era abordada de uma forma tão envolvente e tensa. No mundo em que parece que todas as fórmulas já estão desgastadas ou repetitivas, a saída que acharam foi a construção de roteiros a partir de falsos documentários. Além dos já citados, também entra nessa lista o famoso "Distrito 9". Deixando a parte técnica de lado, o filme conta com um roteiro sem muita complicação (leia-se nenhuma) mas com uma carga enorme de tensão que permeia 99 minutos de duração. Chega a um ponto de você se perceber sem unha ou se ver totalmente emborcado na cadeira de cinema. Tá, chega de formalidade, você vai se ver todo borrado em pleno cinema ou no colo da sua namorada chorando que nem uma louca, fim. Mesmo, resumidamente, você tendo que ficar olhando pra uma porta o tempo todo (ou para um cenário em especial, o quarto) a última coisa que você vai encontrar é monotonia.

Já trata de um assunto que não é bem aceito pelos medrosos de plantão: espiritismo, dai junta com falta de iluminação, uma trilha de suspense bem escolhida e uma série de acontecimentos mega bizarros e sinistros = você sair da sessão até com o cabelo do sa... arrepiado. Principalmente depois do final do filme, que é um dos melhores atrativos. Spielberg aconselhou o programador a filmar um final alternativo, mais chocante, com mais impacto. Tal final é o que tá sendo rodado nas telonas brasileiras. Você tá convidado a ir a sessão mais próxima pra checar o que eu tô falando. Pra quem já viu o que tá disponível e tiver curiosidade de ver o final original, é só apertar aqui.

Como dito, vou ser bonzinho e não vou ser prolixo em questão do filme em si, não agora. Estou dando um tempo pra vocês assistirem o filme, pra, futuramente, comentarem comigo o filme no post que irei resenhar o "Paranormal Activity" comentando sobre determinadas partes do longa. Até lá, quem assistiu assistiu, quem não assistiu é porque tá querendo spoiller mesmo. Boa sorte pra quem for assistir, mas uma coisa eu aviso: Depois de terem visto "Atividade Paranormal", qualquer barulho do vizinho é um susto.

(Esse texto foi sugerido por uma leitora assídua do blog, nossa querida @AndressaSimaro. Pra vocês verem, ela não é só um rostinho bonito.)

Você também pode sugerir textos.
Mande e-mail com a sugestão para risosponto@gmail.com

15 Comentários:

Mariana ♪ disse...

TENSO D: Eu sou a maior covarde pra filme de terror. Eu vejo o filme todo sorrindo, mas depois.. tenho que ter companhia até no banheiro -n HUISAHSIUAS cara, eu vou esperar os spoilers e depois eu vejo se é tão sinistro assim ç.ç Mas se tá todo mundo falando que é pavoroso né.. Eu to curiosa pra caramba pra ver, mas e o medo ? D:

Arthur disse...

"[...] dessa vez o diretor de Guerra dos Mundos (e mais uma dúzia de outros filmes com o mesmo atrativo: efeitos especiais)"

Sério? A Cor Pùrupura? A Lista de Schindler? Amistad? Prenda-me Se For Capaz? O Terminal? Munique?

(eu, me recusando a acreditar que tive meu comentário anterior censurado e, por isso, tentando de novo)

José Abrão disse...

véi, tá todo mundo falando isso desse filme. Minhas bolas me recomendam esperar o dvd.

Anônimo disse...

Uma trilha de suspense bem escolhida já me mata do coração. UIDSFHUD.
Tenho medo de TUDO, quando vou assistir esses filmes tem que ser com mais uns 5, umas 14:00h da tarde, com a luz ligada e eu ainda só assisto com um olho. Quando assisto. USDHFUI. Literalmente esse post não foi pra mim, mas se algum dia eu resolver assistir o filme, eu falo o que achei. O que eu pode demorar UM POUCO.
Mais o post ta legal. =))

Andressa Símaro disse...

quando eu fui ao cinema achei mais bizarro do que assustador, agora vejo que é MUITO mais aterrorizante! qualquer barulho já me assusta e eu lembro de cenas do filme, não pensei que fosse ficar com isso na cabeça.. mãs hahaha
ps: fui ao cinema com uma amiga, meu irmão e com o pedro antonio e nas 2 ultimas cenas SÓ nós ( meninas) assistimos. depois dizem que menino é mais corajoso (???????), são as MELHORES partes!

peeedro, como já te disse fiquei SUPER feliz por vc ter escrito esse texto com a minha sujestão=) e muitissimo obrigada pelo "Pra vocês verem, ela não é só um rostinho bonito."
amei o post! :D

Andressa Símaro disse...

sugestão *

Anônimo disse...

Fui um dos que mais fez barulho para que esse filme viesse pra cá e até hoje não assisti (lê-se traição), mas enfim, depois desse post minha vontade só aumentou.

Que sábado chegue o mais depressa possível!!!

frango. disse...

mandaram bem censurando o arthur, parabéns continuem assim. (e isso não foi uma ironia. tá talvez tenha sido, mas não nesse sentido.) :)


enfim, para quem quer visitar um blog muito mais maneirinho :
http://sociopatanodeserto.blogspot.com/

Naisa Nayane disse...

Eu já vi o filme, confesso que até certo momento estava morrendo de medo; terror, sustos, o que será que estava por vir, afinal, era 'o filme mais assustador do ano'! Já estava planejando ficar picotando o ingresso do cinema, fechar os olhos, ouvir musica.. mas o tempo passava e sinceramente não achei nada de assustador no filme, pensei que ainda estava no começo, mas já tinha se passado uma hora de filme. Minhas amigas falavam: 'é ótimo o filme, você tem que assistir ! Dá um pouco de medo mas é muito bom !' Não senti medo algum, a unica parte que ASSUSTEI foi o final, tudo quieto e de repente..(okay, não vou contar), mas esperava MUIIITO mais, acho que 'A princesa e o Sapo' será até melhor -t

Naisa Nayane disse...

usei filme mais de uma vez na mesma frase --' sorry.

Jéh Muzzi disse...

"ou no colo da sua namorada chorando que nem uma louca, fim." acho que eu me identifiquei com essa parte, mas no caso foi no colo do meu amigo nééé? kkkkkkkkk mas realmente o filme é um dos mais tensos que eu ja assisti! fim.

Malu disse...

"você vai se ver todo borrado em pleno cinema ou no colo da sua namorada chorando que nem uma louca"
parede q eu to vendo a Jéh com vc e eu usando ela como escudo!
kkkkkkkkkkkkkkkkk
MTO BOM!
(o melhor foi o cara la no outback)

luis disse...

pergunta direta pro pedro não relacionada ao post: uma vez vc postou no seu twitter um vídeo de um cara que a cara dele rachou, não foi? eu tava procurando esse vídeo e não achei, tem como disponibilizar o link de novo?

Gabriel Rezende Mota disse...

Não assisti e nem sei se quero. Tenho paciência pra esses filmes não, além de ter visão estritamente comercial, mais do que qualquer outro, nesse tal aí...
Essa história de filme despretencioso, com pouca verba que arrecada milhões do nada... Sei não...

IsaPriore disse...

"(Na real, galera, por que o Spielberg nunca se interessou por um filme que ensinasse as expressões do momento?)" -> Porque a longa com as expressões do momento falta a parte 5 hi *-* E hm... Confidencial poderia ser um filme de humor/suspense, manda pros criadores de Todo Mundo em Pânico -NN
Nossa, eu sou espírita Kardecista, ou seja, não deveria ter medo, mas eu tenho medo sim, e bastante, então nem rola, vou ler o spoiler mesmo ^^

Postar um comentário