sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Novo (e o velho) Orkut!

Como eu, vocês e O MUNDO, o RisosPonto também tem o novo Orkut. Tivemos que nos prostituir pra conseguir um convitezinho e (como vocês repararam pela demora na publicação deste post) demoramos muito pra conseguir. Conclusão: não somos pops o suficiente, divulgue esse blog pros seus 10 melhores amigos agora. Porém não é disso que iremos falar. Voltando pro Orkut.
Há muito tempo atrás, no começo de tudo, você precisava de um convite para participar do Orkut. O resultado disso era que tinhamos muito menos pessoas por lá, muito menos comunidades, muito menos "inclusões digitais", muito menos tolices no orkut e muito menos perfis fakes. Sem contar o incrível sentimento elitista que pairava sobre esse bonito site de relação social. Infelizmente, brasileiro é malandro (ISSO NÃO FOI UM ELOGIO) e logo tínhamos pessoas criando mil emails pra poder ter mil perfis e convidar seus mil amigos. Até que o Orkut largou os BETS e falou "Ah, foda-se, entra quem quiser nessa porra mesmo", você só tinha que ir lá, registrar seu email e você tava lá adicionando seus amigos, as pessoas que você não conhece e o perfil fake de alguns famosos. Então veio a fase das mensagens coloridas.
As mensagens coloridas te ofereciam um link em que você pegava um vírus e espalhava peixinhos, carangueijos e afins, todos muito coloridos e feitos de caracteres, no scrapbook dos seus amigos. Além de ser uma puta poluição visual, ele fazia sua página de recados demorar mil anos pra carregar. Não satisfeito em liberar essa escrotidão colorida, o orkut resolveu liberar também códigos em HTML (aqueles códigozinhos que formam esse site, entre outros) e dá-lhe fotos de festas que eu não fui, códigos escondidos que faziam você entrar numa comunidade sem você perceber, isso tudo recheado de vírus para todos os gostos. Até que eles resolveram parar com isso e fizeram sua primeira mudança de visual, sim, praquele visual que vocês estão acostumados. Na prática continuou a mesma coisa, mas agora você poderia adicionar milhares de fotos e usar mais códigos HTMLs (com o incrível sistema de proteção anti-spam que te impede de mandar scraps pra todo mundo, qualquer palavra que eles julgarem ruim, seu recado vai pra caixa de spam pra nunca mais). Mas tudo bem, a gente acostumou com aquilo e paramos de implicar.
Mas quando a gente tava começando a gostar daquele visual, vem o Orkut e (adivinhem o que ele fez?) mudou tudo de novo! Agora adotando novamente o sistema de convites (só convidados poderiam ter o novo Orkut), porém, os tempos são bem diferentes de 6 anos atrás, aquele Orkut-Raíz, onde as pessoas podiam andar seguras na rua e jogar bola no quintal. O que vimos foi gente criando mil emails pra poder convidar mil pessoas mas num nível muito pior: pessoas VENDIAM convites. Não é assim que o Orkut gostaria que fizéssemos, com certeza. Eles fizeram uma mudança radical no sistema. Apesar que o que mudou mesmo foi a página inicial e o perfil, o resto continua a mesma coisas. Agora não faz mais sentido deixar depoimentos "não-aceitos" na sua página, visto que como eles ficam "escondidos", você não o vê sempre e acaba sendo só mais uma poluição visual. Também tem a sugestão de amigos, onde eles fazem uma análise de quem você conhece e quem essas pessoas conhecem, e te sugerem quem você deveria conhecer. Honestamente, Orkut, se eu quisesse essas pessoas no meu perfil eu já tinha adicionado elas há anos. Outra reclamação comum é que agora você não consegue mais acessas suas comunidades de qualquer lugar, você tem que voltar ao seu Home e ir em Manage. Agora pra mim, o que de pior aconteceu nessa mudança: não tem como tirar as atualizações dos seus contatos de sua página inicial. Eu não via as atualizações no "Orkut Antigo", por que diabos eles acharam que com a mudança no visual eu gostaria de ver as atualizações das pessoas? Quanto a você poder mudar a cor do seu perfil, disso eu tenho até medo. MySpace feeling. Prevejo GIFS imenso e coloridos na página, fodendo com minha vida quando eu quiser ver o perfil de alguém.
Conclusão, o novo Orkut só veio pra atrapalhar a vida de velhos como eu que não lidam bem com mudanças, mas pra vocês, juventude do meu Brasil, aposto que se darão muito bem com as novas possibilidades que essa dinâmica proporciona. Eu poderia estar usando a versão antiga (enquanto ela AINDA é opcional), mas sei que mais cedo ou mais tarde ela vai deixar de ser opcional, então estou me acostumando desde já.

E pra quem quiser convites pro novo Orkut, adicione nosso perfil por lá clicando aqui ó. Tá rolando uma promoçãozinha, mas no final, qualquer um que participar já vai estar ganhando. Confira as regras e participe! =D

18 Comentários:

taci disse...

hahaha, mando bem... realmente, pra mim não mudou muito não, demorei pra ser convidada e tava curiosa...e fiquei decepcionada!
aquele visual novo e colorido tá me irritando profundamente.

Tuca disse...

Prevejo GIFS imenso e coloridos na página, fodendo com minha vida quando eu quiser ver o perfil de alguém.
Conclusão, o novo Orkut só veio pra atrapalhar a vida de velhos como eu que não lidam bem com mudanças (O2
Escreveu tudo.
"NÃO ao novo orkut" ;)

http://oespacoamostral.blogspot.com/
:D

Carolina disse...

eu vivo na versão antiga. gostei nem um pouco desse orkut novo.

Gabriel Mota disse...

É a promoção mais furada do Risos.
Risos.

Orkut tá cansando já.
E ainda não me acostumei.

Neca disse...

"NÃO ao novo orkut" ;)
cara, eu abandonei o orkut, me deu um sentimento vazio, com perguntas tipo:"hm, que que eu faço nessa merda agora..." aiiiii, eis que surgem voces :D (nunca li o blog e "evangelhos" por aii, rs,de vcs com tanta frequencia como agora...)

http://oespacoamostral.blogspot.com/

;D

Naisa Nayane disse...

Não demorei muiiito para ter o novo orkut, e no começo achei bem estranho, até pensei na versão antiga, mas como sabia que deveria me acostumar, fiquei pela nova mesmo. O pior era que para achar alguma coisa precisava fazer uma ginástica milagrosa até encontrar uma dica de onde estaria a 'tal coisa'. Agora até que me acostumei, mas eu gostava do orkut por ser SIMPLES; e agora o twitter está indo para o mesmo caminho ://

Arthur Moraes disse...

Cópia do Facebook. Interface menos amigável, ferramentas mais úteis. Pronto. É só isso. Não tem pq essa polêmica toda. Acostume-se (pq em breve, segundo as previsões do Toscano, só vai ter novo orkut), ou então fique com o velho enquanto vc puder.

Ana Carolina disse...

Pelo menos agora eu não preciso ficar passando páginas e mais páginas pra achar meus amigos(as) que ao invés de escrever o nome como pessoas normais colocam um bando de corações e letras gays só pra dificultar. hahahahaha
Não gostei e tenho 13 convites pra guardar pra sempre. hahahaha
Uso pra me acostumar também, né?!
E essa parada de "conte algo para seus amigos!" ? pffff... horrível, como se já não bastasse imitar a aparência do Facebook, quer perguntar o que eu ando fazendo também? (Twitter)

Ainda assim eu uso. hahahahaha

@CarolinaMourao

Mirna Dalponte disse...

HAHAHAHAHAHA
Eu achei que eu, e apenas alguns amigos tinham essa opinião. O Novo Orkut é sem dúvidas uma merda, sempre pagando AQUELE PAU pro MySpace, e agora par ao Facebook. Também uso para me acostumar, pois sei que essa merda vai ser unificada. Enfim, devo ter uns 15 convites e não sei pra quem dar, pois TODO MUNDO já tem. Pra mim simplesmente foda-se.
Adorei o post, o blog. Adios!

thaís coelho disse...

Praticamente todo mundo já tem esse Novo Orkut e ta com 4523521 convites mofando na pagina inicial kkkkkkkkk. Tá, mais falando do Novo Orkut acho que foi uma mudança desnecesaria, e tbm não sei porque não mudou automaticamente, em vez de fazer as pessoas se sentirem menos importantes por ainda não terem recebido nenhum convite, ou demorassem a receber. No começo ainda usava o "antigo" mais depois tive que ir me acustumando com o novo. Enfim, muito bom o post RISOS. :D

Ingrid. disse...

ha, no começo estava odiando. mas agora já me acostumei. o blog é ótimo. parabéns!

Zé Abrão disse...

acostume-se Toscas, mais cedo ou mais tarde o Orkut vai virar uma cópia quase fiel do MySpace, acho que essa foi a intenção desde o início.

Ludy Tavares ♪ disse...

cara, o novo orkut tá horrivelmente horrível ¬¬' tá muito igual o facebook D: prefiro mil vezes o 'antigo' :s

Pedro Carvalho disse...

Eu não me adapto muito bem a mudanças, mas o orkut novo eu achei bem mais prático e bonito. Acho que fui um dos únicos. =D

mariana ♪ disse...

Eu odiei o orkut novo. Eu uso o antigo *-* é bem melhor cara.

CarolMoreno disse...

Tô me acostumando já, gostei de algumas coisas novas.

Anônimo disse...

nossa mano ta dificil agora para se cadrasta nesse novo orkut agora tem que da o numero do celular da mo raiva e ainda eles falao que vao manda uma mnsagem com o codiogo de verificaçao e nao mandao porcaria nenhuma odieeiiiiii!!!!!Nao consigo fazer um outro orkut para mim

Dienifer disse...

é simplesmente uma porcaria esse novo orkut né, afinal tu não consegui fazer mtas coisas qe podia fazer no antigo mais facilmente né ! não sei porqe eles perdem tempo criando aqela coisa se bem na real não ajudo praticamente em nada :x

Postar um comentário