quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vícios lingüísticos

SOU CHATO COM PORTUGUÊS MESMO, CONFESSO. Nunca me importei muito com isso... até meu 3° ano. Vestibular te fode. Você tem que saber tudo e mais um pouco. Muitos, porém, não dão o devido valor ao português por acharem que só porque é a língua pátria não devem dedicar um tempo pra estudá-la. Estão equivocados, meus caros. Português é altamente complicado, e há vários indivíduos aí que juram que tão abalando, e fazem o uso incorreto da língua.
Há dois "gêneros" pra classificação da mesma. Seu modo formal e informal. O primeiro é a forma culta, o modo certo de acordo com todas as regras de concordância valendo. E o segundo, QUE NÃO ESTÁ ERRADO (o que muita gente pensa o contrário), é o que é falado normalmente no cotidiano, muitas vezes com gírias, sem necessidade de rebuscar nada. Até aí tudo bem, tudo tem que ser bem adequado. Você não precisa pagar de culto numa roda de bar com seus amigos. Contudo, não se pode ir à uma reunião de trabalho e MANDAR A MORAL PRO CABEÇA-CHEFE DO BAGULHO, morô? Tudo tem sua hora, e é necessário saber 'vestir a camisa' da formalidade quando necessário, ou seja, é sempre bom conhecer, pelo menos, o mínimo das regras gramaticais.
Não é raro se observar pessoas conversando no ônibus, na rodinha de amigos ao lado, ou até amigos nossos, próximos, bem próximos, que cometem "equívocos" (pelo bom uso do eufemismo) bem primários. Aproveitar a brecha pra dar umas dicas pra galera.

1° Deixem o "agente" em paz, ele não tem nada a ver com sua burrice
Esse é mais comum quando se é digitado. No msn, por exemplo, é muito frenqüente. "Agente" só é usado junto quando se refere à coisas DESSE tipo, DESSE, e DESSE aqui. Se você quer fazer uma referência a "nós", o certo é A GENTE.
2° Com 'x' ou com 'ch'?
Nunca ninguém pode "xingar" ou "mexer" com 'ch' - se bem que se alguém o fizesse não seria má idéia -, o único caso (relacionado a mexer) que se pode usar com 'ch' não vem do verbo, e sim de mecha, mecha de cabelo, saca? Ah, também não se pode enCHer algo fazendo uso do 'x'. Uma dica: "encher" vem da palavra 'cheio', logo não pode ser usado o 'x'.
3° Sintagmas verbais
A garota doente não está meiA tristinha não. Meia é meia. Sabe, meia? Sintagma verbal não varia, ponto. E se você lê isso e pensa com você mesmo: "Ah, que sejE", saiba que você é um animal burro! SejA qual for a situação, é sempre com "A".
4° Tarzanismo
Quando algum pronome se referir a um sujeito, este deverá ser pessoal do caso reto: EU. "ME EMPRESTA ESSE LIVRO AÍ PRA MIM ESTUDAR". Dou mó força, tá realmente precisando.
5° Pelo bom uso do 'literalmente'
E ah! Não poderia deixar de citar os que me divertem muito fazendo o mal uso do "literalmente". Eu vou ser bonzinho e vou explicar aqui pra vocês - de uma vez por todas - o que é e quando (não) usar: Li-te-ral: adjetivo de dois gêneros: 1. Relativo a letra. 2. Conforme a letra do texto. 3. Exato, rigoroso. Trocando em miúdos: algo que a ser levado ao pé da letra. E mesmo assim tem gente que usa 'literalmente' como atestado de intensidade:
"PEDI DEMISSÃO. MEU CHEFE TAVA PEGANDO MUITO NO MEU PÉ, LITERALMENTE!"
Pô, tem que respeitar né? Ninguém mandou ser contratada por um chefe louco por pés. Fetiche é fetiche.
"ELA É AMIGA DO PEITO, LITERALMENTE!" Ela seleciona BEM os amigos. É amiga SÓ do peito, da dona não. Nem pensar!
"O PROFESSOR DE FÍSICA FUDEU LITERALMENTE COMIGO NA PROVA" Professor malandrão, hein? Aproveitou de um momento de desespero pra comer a menina... tsc tsc.
"MORRI DE TANTO RIR, LITERAMENTE!". Consegue imaginar uma manchete do tipo "Jovem de 25 anos é encontrado morto após uma crise de risos"?
"O MUNDO TÁ LITERALMENTE PERDIDO". Mas também né, pra quê um universo tão grande? Deus nem pra aliviar o mundo espalhando placas em todo o universo, né?
"ELE LITERALMENTE TERMINOU A PROVA VOANDO!" Cacete, será que deu tempo dele entregar antes de sair pela janela?
"QUANDO O SHOW ACABOU, PQP, EU TAVA LITERALMENTE MORTO!" Salve o Chico Xavier! Conseguiu mandar o relato pra gente mesmo pós-morte!
"PUTAQUEOPARIU, QUE CARA CHATO, ELE TAVA ENCHENDO MEU SACO, TIPO, LITERALMENTE!". Preciso mesmo concretizar essa imagem? Acho que não é necessário. ahahah.

Antes de terminar o post queria convidar vocês a botar no search do orkut a palavra 'literalmente' e ver o que aparece. Depois disso, se quiserem, comentem aqui algumas pérolas que encontraram. Vocês vão mijar de rir! (quem sabe literalmente...?)

22 Comentários:

Paul Mcfish disse...

eo tanbeim adoru portugueis!1
sie láaa, ´e uma limgua taum viva
naum ´e meismo?

aline disse...

"Eu literalmente piro no jeito"... que você escreve!

(sim,digitei literalmente no search do orkut)

Andressa Símaro disse...

Noooooooossa, esse foi o post da minha vida! Eu sempre quis dizer tudo isso, esses erros ridículos me irritam profundamente...
Eu ameeeeei o post! =)

anni disse...

te falei: eu RI muuuuito! salçdkçalkdçlaskçldka
Parabéns Pedro Vítor!
e imaginar tu falando isso tudo, expressando essa "revolta" de confusões na língua portuguesa é a coisa mais bizarra de tudo. Muito bom, engraçado mesmo :D

hudson disse...

haeuihaoiueha, de fato estranho saber que isso veio de você, uns anos atrás eu nem acreditaria. =D adorei, falou tudo! ri muuuuitcho

Guilherme Toscano disse...

Risos. também é cultura!

Gabriel Mota disse...

O agente voltou de férias cara. Tenho visto ele direto lá na UFG.

Os exemplos, literalmente falando (Risos.), foram as melhores coisas do texto!


Toca aqui, rapá! Apoiado em tudo!

0/

Jordana, disse...

Incoerência ("E o segundo, QUE NÃO ESTÁ ERRADO"
Anteriormente vc escreveu :"fazem o uso incorreto da língua.")

Pêdro, concordo com o seu post.
Na internet eu até respeito nego escrever à la "internetês", mas em qualquer outro lugar confesso que a raiva demora a sair do peito e fico com vontade de presenteá-lo com umas aulas do Carlinhos. Só que ae eu lembro que não gosto de dividí-lo com a negaiada e fico na minha mesmo :)

paulinhaaak disse...

cara, fui no orkut e procurei, literalemnte pirei com esses literalmente... IODHAPOIHS
eu gostei do post! '-'

Riccardo Joss disse...

Tudo isso me encomoda. ;-)

Karine disse...

pedro, ¬¬

"SOU CHATO COM PORTUGUÊS MESMO, CONFESSO" éé muito eufemismo pra mim, vc éé literalmente chato.UHASDUHUHADSU

um beijo pra sua idolá Lucia Vasconcelos.

Andréa disse...

Amei este post.E sofro com as merdas da língua "purtuguesa"...
Meu marido vive falando só pra me aporrinhar: -"ah, isso é problema seus"...
É, o problema é nosso se temos que te ouvir falar o problema é de vocês desta forma...
Mas o amor além de cego é surdo, né não?

Luíza disse...

aaah, vestibulando não tem vida social mesmo, anda bem que já passei disso :D
beijos

Zé Abrão disse...

caguei e andei pra essa postagem. Se o povo fala bobagem, melhor não ligar, eu mesmo tropeço em alguma coisa de vez em quando e se a gente parar pra reparar no modo como conversamos, companheiro, o goianês quebra qualquer um de nós todos. Rolava você fazer uma postagem dos "futuros" vícios, gerados pela reforma ortográfica que, na confusão que gera, causa diversos equivocos.

giovanna bonach. disse...

Professor Pasquale tem orgulho de você, Pedro.
só digo isso.

Gabriel Mota disse...

Façam como Zé Abrão! Opinem em assuntos para os posts também!! Adoramos quando nossos leitores participam!!

;)

Giselle disse...

Muuuuito bom o texto, Pedroo! \o/
Adoro suas revoltas ! suhshuahusuahsuas
Apoiado!
=*

Anônimo disse...

Cara, como que você escreve um texto revoltado com erros de português e já comete um logo no título?
Trema não existe mais po, num fode

Pedro Carvalho disse...

E ah, é bom avisar pra quem não sabe, né? As mudanças ortográficas são obrigatórias somente a partir de 2012.

Do nascimento, Silva. disse...

(obs. o trema morreu? "Trema não existe mais po, num fode" rs )

Po, queria fazer uma comentário blazé, mas não dá tenho que contar como eu cheguei aqui, ok, Lá vai:

minha amiga mandou um link do vídeo teu e o hudson daí eu vi e mispoquei de rir, tipo, literalmente, ê brinks (ok. 10 minutos de solidão pela piada sem graça, voltando a historia). Fui vendo os outros e continuei achando massa, daí ela mandou o fotolog e o orkut de vocês (é que ela pe lokdepedra e achou tudo isso.) e me mandou daí eu vi o teu blog, e como boa blogueira eu logo vim futricar o blog. FIM!

OK, muito bom aqui tá linkado no meu blog, quando der passa lá pra, sei lá, ver.
beijão

Bianca Morcelli disse...

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL639668-9861,00-APOS+SUSPENSAO+ANDRE+LUIS+VOLTA+DE+CABECA+NOVA+LITERALMENTE.html

Onde compra cabeça?

IsaPriore disse...

Nossa, amei esse texto!
Odeio a minha aula de português, pois acho muito difícil e chato, inclusive a matéria que estou aprendendo (Oração Subordinada... blah blah blah). Mas mesmo assim sou o tipo de pessoa que gosta de falar certo e aprender palavras novas hm.
Tenho um amigo que tudo fala literalmente, li o texto pensando nele e rindo alto.
Parabéns!

Postar um comentário