sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Risospectiva 2009

É tempo de paz, alegria... Tempo de comemorarmos uma data tão especial e importante para todos nós: A retrospectiva 2009 do Risos. Uma boa oportunidade de quem não conheceu a gente desde o início ver agora o que de bom (e ruim) fizemos neste ano que se finda. E uma ótima oportunidade para você, caro leitor de carteirinha, relembrar conosco tudo de importante que aconteceu por aqui, não é?
O Risos. entrou no ar no dia da mentira. Mentira. Mentira de novo! Risos! Guilherme Toscano foi o anfitrião e tentou explicar a vocês o que significava essa onomatopéia de uma risada com um ponto final. Logo depois ele escreveu nosso primeiro post de fato, meio curto, meio tímido. Nos rendeu apenas um comentário. E do Gabriel. É... No início ninguém levou a gente muito a sério, exceto as fãs assíduas do Pedro Vítor que lotavam seus textos de comentários. Isso resultou em uma pontinha de inveja no Gabriel, cujos textos tidos como engraçados não passavam da casa das dezenas de comentários. Assim, o gordinho escritor foi drástico e um mês depois decidiu sair do blog resolveu entrar em contato com nossa eterna musa Tyra Banks, que mandou exclusivamente um vídeo pedindo comentários para o infeliz. Surtiu efeito: seu post alcançou a marca dos trinta comentários. Antes disso, nossa primeira polêmica: Pedro decidiu escrever sobre futebol, alguém lembra? Entre discussões calorosas, trocas de ofensas e puxões virtuais de cabelo, o texto chegou à marca de 52 comentários. E não nos esqueçamos que já no início o Risos. atravessava gerações: mãe e filhas lendo nossos textos. Nossos leitores desde o início com certeza lembrarão de Tia Andréa, que homenageamos aqui nessa retrospectiva com carinho e afeto!


Gabriel apelou e pediu ajuda à Tyra Banks.

Cansados de escrevermos a cada três dias pra vocês, decidimos enfim irmos além: lançamos nosso primeiro vídeo, pegando carona no “Como Fazer” de Pedro e Hudson – sucesso na internet. Mais uma vez enfrentamos algumas polêmicas: fãs da dupla criticaram nossa paródia, todos em defesa desse tal Hudson aí. O cara deve ser foda! (nada contra o Hudson, aliás, um grande abraço para ele, boas festas, feliz natal). No dia da gravação ainda conseguimos nova pauta para um outro vídeo, o aclamado Trote da Nadyne. Para quem já se esqueceu desse sublime momento, Nadyne foi “agraciada” com uma ligação da produção de Pedro e Hudson e teve que participar de uma brincadeirinha por telefone. O resultado disso você pode relembrar aqui:

Equipe tentando explicar o bom uso do "Risos."


Equipe tentando bancar o João Kleber.

Com o boom das novas mídias sociais, lançamos nosso canal no YouTube, perfil no Twitter e comunidade no Orkut; além do e-mail para críticas e sugestões. Animados com um mar de novas oportunidades, expandimos nossas coberturas e mandamos o Pedro para cobrir um festival de cinema. Em Goiás. Na cidade de Goiás. Ok, não tínhamos verba, unimos o útil ao agradável e obrigamos o rapaz – que já ia para lá – a trazer suas impressões do festival, da cidade, dos turistas... Logo depois demos mais espaço a vocês e pedimos sugestões de posts. Assim, nossos leitores poderiam ver no blog o que eles quisesssem, analisado pelas óticas críticas de nossa equipe.
Desde o início cultivamos algumas colunas, como “‘Eu Te Desprezo’ Da Semana”, “Risos. ensina” e “.Risos. analisa”, este último, em vídeo. A estreia do Analisa foi especial, com direito a coquetel de lançamento, festa em São Paulo, teaser e duas partes. Pretendíamos esculhambar geral analisar o cenário musical do momento ao nosso modo, ácido como sempre. Deu certo. Relembre aqui:


Nos enveredando na semiótica das letras de Jorge Vercilo e...


...na mais pura poesia musical dos meninos do Fresno.

Com uma estrutura mais fixa e um esqueleto pré formado, o Risos. seguiu seus dias, escrevendo sobre o que estava acontecendo na mídia, sobre histórias do cotidiano, assuntos cada vez mais sugeridos pelos leitores. Pensamos então que era hora de lançarmos nossa primeira promoção: o sorteio de convites para o Orkut. Foi um fiasco, todo mundo já tinha o prêmio antes mesmo da gente chegar ao final do período de participação. A solução? Trocamos os convites do Orkut por convites para o Google Wave, permitindo ainda que os cinco ganhadores conversassem virtualmente com nós e virassem texto no blog. Prometemos a conversa coletiva com eles para 2010.
E assim findamos nosso primeiro ano sem termos completado de fato um ano de vida. Queremos agradecer a todos pela leitura e pela compania, agradecer os comentários, as demonstrações de carinho de algumas fãs, ao feedback dado por vocês; e prometemos coisas novas para nosso aniversário, em 1º de Abril de 2010. Queremos surpreender vocês nos transformando ainda mais em um blog profissional. Contamos com a ajuda de vocês mais uma vez para a divulgação do conteúdo escrito aqui e para o sucesso de todos nós. Aguardem!
Desejamos três vezes mais a sorte, alegria e paz que todo mundo deseja nessa época de Natal e Ano Novo.
Boas festas!

Gabriel Mota, Guilherme Toscano e Pedro Carvalho.
Equipe Risos.

Perfil Risos. no Orkut.
Gabriel: Twitter / Gablogabo.
Guilherme: Twitter / Cowboy de Drogaria.
Pedro: Twitter / Pedro Vítor.

P.S.: Entraremos de férias, afinal somos filhos de Papai do Céu. Voltamos dia 04 de janeiro de 2010.
E nem que algo absurdo aconteça no mundo a gente sai do nosso descanso, fica o aviso!
Você pode nesse curto tempo reler nossos textos antigos e ver o quanto evoluímos!
Ah, e não se esqueça de comentar aqui sobre nossa retrospectiva, o que você gostou, o que odiou, o que espera ver no Risos. em 2010. Só não vale xingar nossas respectivas mães, elas não têm culpa de nada.